VirTraM: Um framework para o desenvolvimento de treinamentos utilizando realidade virtual em dispositivos mÃveis / VirTraM: One framework for the development of training using virtual reality in mobile learning

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/09/2005

RESUMO

A computaÃÃo mÃvel tem se destacado na Ãrea educacional como uma tecnologia inovadora. O termo Mobile Learning ou m-Learning tem sido empregado para tratar da utilizaÃÃo de dispositivos de comunicaÃÃo sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade, como parte de um modelo de aprendizado integrado. EducaÃÃo pode ser vista como um processo de exploraÃÃo, descoberta e construÃÃo de conhecimento, atravÃs de ambientes tridimensionais. Quando sÃo projetadas aplicaÃÃes educacionais para dispositivos mÃveis com recursos tridimensionais, uma sÃrie de questÃes desafiadoras emergem: Como produzir um cenÃrio 3D motivador, juntamente com imagens e informaÃÃes nas reduzidas telas dos telefones celulares? Como possibilitar formas de interaÃÃo eficientes? Como contornar a limitaÃÃo de memÃria e processamento dos dispositivos mÃveis? Nesta dissertaÃÃo, Ã apresentado um framework para construÃÃo de aplicaÃÃes educacionais em dispositivos mÃveis com recursos de realidade virtual: o VirTraM. Este framework facilita o desenvolvimento de aplicaÃÃes, ao permitir que o programador trabalhe com menos elementos e abstraia-se dos detalhes de implementaÃÃo para concentrar-se nos aspectos relacionados ao treinamento. Para a validaÃÃo do VirTraM, foram desenvolvidos dois estudos de caso que demonstram caracterÃsticas como interatividade, usabilidade e portabilidade, alÃm de possibilitar uma experimentaÃÃo da integraÃÃo das tecnologias de computaÃÃo mÃvel e realidade virtual. Uma aplicaÃÃo, construÃda a partir do VirTraM, fornece ao usuÃrio uma ferramenta inovadora e interativa para auxiliÃ-lo com informaÃÃes complementares no momento e no local em que ele precisar. Dentre os benefÃcios das aplicaÃÃes baseadas no VirTraM destacam-se: apoiar e motivar o aprendizado; melhorar a compreensÃo sobre determinados objetos; permitir a simulaÃÃo e a anÃlise de experiÃncias em campo; possibilitar a demonstraÃÃo do funcionamento de equipamentos; e fornecer meios para o desenvolvimento de mÃtodos inovadores de ensino e de treinamento.

ASSUNTO(S)

ciencia da computacao mobile learning realidade virtual framework mobile computing mobile learning virtual reality framework computaÃÃo mÃvel

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