Adequação de um framework para suportar realidade virtual em dispositivos móveis / A Framework for 3D Scenes manipulation on mobile devices

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/11/2011

RESUMO

Diante das inovações tecnológicas proporcionadas pelo novo paradigma da Computação Móvel, há, cada vez mais, um ambiente propício ao desenvolvimento de software para os mesmos. Grandes dificuldades são encontradas no desenvolvimento de interfaces amigáveis para dispositivos com telas pequenas (Abreu 2005). Pressman (Pressman 2006) considera o projeto de interfaces com o usuário um tema que tem se tornado cada vez mais importante à medida que aumenta o uso de computadores. Além disso, ele afirma que a maior parte das Interfaces Humano Computador (IHC) são realizadas por meio visual, e há uma tendência definida rumo à comunicação pictória (gráfica) no projeto de IHC. O autor também recomenda que o layout visual da interface deva ser baseado numa metáfora do mundo real (Pressman 1995). Este tema expande-se também para o uso de dispositivos móveis, à medida que cresce o desenvolvimento de software para os mesmos. Uma das maneiras de se conseguir esta metáfora do mundo real pode ser com o uso de técnicas de Realidade Virtual (RV). Esta tecnologia é uma avançada interface gráfica entre um usuário e um sistema computacional (Kirner 2004). RV também pode ser estendida para a Computação Móvel, promovendo maior usabilidade ao software desenvolvido para os mesmos. Este trabalho pesquisou as diferentes plataformas de desenvolvimento de software para dispositivos portáteis, investigando suas funcionalidades e adequação ao desenvolvimento de aplicações de Realidade Virtual. Durante este investigação constatou-se a necessidade de uma melhor padronização de arquiteturas que suportam RV em dispositivos móveis, principalmente sobre o requisito de portabilidade. Assim, um padrão de cenas 3D (JRS (Java Specification Request) 184 M3G) de uma plataforma de desenvolvimento (J2ME) foi selecionado para avaliar as limitações da referida portabilidade. Para tanto, este trabalho propõe uma arquitetura que, por meio de um menor denominador comum para estas cenas, propicia o desenvolvimento de aplicações de Realidade Virtual para dispositivos portáteis, sem a necessidade de programação da interface de baixo nível da plataforma selecionada. Isto possibilita um melhor ambiente de suporte à portabilidade. Para avaliar a adequabilidade desta proposta, estas necessidades foram encapsuladas numa biblioteca e, posteriormente, agregada a um framework LWUIT, expandindo-o em RV_LWUIT, mantendo o mesmo padrão de portabilidade originalmente proposto pelo mesmo. Como resultados, consegue-se, em ambos os casos, uma redução significativa de código e conseqüente diminuição no tempo gasto para se colocar no mercado (time to market) aplicativos com RV para estes dispositivos.

ASSUNTO(S)

computação móvel realidade virtual ihc j2me framework lwuit portabilidade engenharia eletrica interfaces de usuário (sistema de computador) mobile computing virtual reality protability

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