Vieira e Bach: uma retórica do espelhamento
AUTOR(ES)
Henrique Romaniello Passos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
A partir de comparações entre elementos presentes no Sermão da Sexagésima, no Sermão do Demônio Mudo e ao longo do sermonário do Padre Antônio Vieira, e de determinadas características das fugas de Bach, especialmente no que tange às chamadas "fugas-espelho", o presente trabalho procura realizar um diálogo intersemiótico que aponte semelhanças entre as mencionadas obras. Com a ajuda de bibliografia crítica e especializada sobre o assunto, pretende-se demonstrar como as estruturas do sermão e da fuga podem coincidir em vários níveis. Estratégias de espelhamentos parecem surgir enquanto práticas constitutivas do texto literário e do musical.
ASSUNTO(S)
vieira, antonio, padre, 1608-1697. sermão do demônio mudo crítica e interpretação teses. música e literatura teses. literatura barroca teses. vieira, antonio, padre, 1608-1697. sermão da sexagésima crítica e interpretação teses. música séc. xvii/xviii teses. semiótica teses. narrativa (retórica) teses. bach, johann sebastian, 1685-1750. arte da fuga crítica e interpretação teses. fuga (música) teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WEHSEDocumentos Relacionados
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