Validação e aplicação de método para determinação de oxitetraciclina por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) em camarão.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O camarão marinho Litopenaeus vannamei é a espécie que mais se destaca na carcinicultura brasileira. Uma das ameaças ao crescimento desta atividade em todo o mundo é a incidência de enfermidades que afetam os animais cultivados, sendo por isso, uma das possíveis ações adotadas para prevenir ou tratar animais enfermos é o uso de antibióticos, como a oxitetraciclina (OTC). Sendo assim, a partir de uma metodologia validada baseada na técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) com detecção por arranjo de diodos (DAD), avaliaram-se os níveis de oxitetraciclina em camarões cultivados em tanques e alimentados com ração adicionada do antibiótico objetivando-se avaliar a metodologia. Após o término do tratamento dos camarões com OTC nas concentrações de 0,2; 0,4 e 0,5 mg/Kg de ração durante 14 dias foi avaliada a concentração deste antibiótico no músculo e na carapaça dos animais até 22 dias após suspensão da medicação. Verificou-se que o método validado atende ao uso pretendido e foi observado maior tempo de residência da droga na carapaça dos animais cultivados em experimento (de 10 a 13 dias) quando comparado ao do músculo (cinco dias). Não houve diferença estatística (P 0,05) entre os tratamentos utilizados em relação aos níveis de OTC no músculo e na carapaça. É importante ressaltar a importância de um maior controle da qualidade dos fármacos utilizados na aquicultura, assim como, a falta de revisão de normas nacionais e internacionais quanto à utilização nas análises do camarão inteiro, e não somente do músculo, para avaliação da conformidade de crustáceos quanto ao resíduo de OTC.

ASSUNTO(S)

antibiotic recursos pesqueiros e engenharia de pesca camarão litopenaeus vannamei antibiótico hplc clae camarão marinho shrimp

Documentos Relacionados