Valei-me, SÃo SebastiÃo: a epidemia de cÃlera morbo na vila de Maranguape (1862-1863) / Valei-me, SÃo SebastiÃo: the cholera epidemic in Maranguape town (1862-1863)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/07/2011

RESUMO

No presente trabalho buscamos compreender a epidemia de cÃlera morbus na vila de Maranguape no ano de 1862 e como esta foi compreendida pelos sujeitos que compunham os saberes mÃdico e religioso, bem como os usos polÃticos que a epidemia assumiu a partir do olhar dos partidos liberal e conservador. Focamos nosso olhar sobre as aÃÃes dos mÃdicos que fizeram parte da comissÃo de socorros pÃblicos, nos dois sacerdotes que atuaram na vila no perÃodo da doenÃa e na aÃÃo dos administradores pÃblicos. Objetivamos compreender a doenÃa e seus significados a partir de uma leitura mais ampla do que era a vila de Maranguape no ano de 1862, das teorias mÃdicas que norteavam e das respostas dadas pela religiÃo. Para levarmos tal empreendimento a cabo, utilizamos documentos de carÃter variado, tais como: relatÃrios de presidente de provÃncia, cartas enviadas pelos mÃdicos comissionados, correspondÃncias dos sacerdotes e dos membros da cÃmara da vila, leis provinciais, jornais e crÃnicas.

ASSUNTO(S)

historia cÃlera â maranguape medicina polÃtica religiÃo cholera - maranguape medicine politics religion gastroenterite - maranguape(ce) - 1849-1862 epidemias - aspectos sociais - maranguape(ce) - 1849-1862 epidemias - maranguape(ce) - aspectos religiosos - 1849-1862 polÃtica de saÃde - maranguape(ce) - 1849-1862

Documentos Relacionados