Usos e abusos das mulheres de saia e do povo do azeite: notas sobre a comida de Orixá no terreiro de candomblé

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DATA DE PUBLICAÇÃO

1997

RESUMO

Desde muito cedo, os modos de cozinhar trazidos pelos africanos despertaram o interesse de cronistas e viajantes, que atentos nos deixaram algumas informações a seu respeito. No Novo Mundo, estas técnicas serão enriquecidas, conservadas, adaptadas, recriadas e inventadas em contato com a "cozinha portuguesa" e a " ameríndia", seguindo um dinamismo,o mesmo que orienta, ainda hoje, o preparo dos assados, torrados, cozidos e fitos. Nos terreiros, a comida surge ligada aos Orixás. Ela está em tudo e, como tal, recebe um "tratamento" especial que lhe dá uma característica própria, diferenciando-a daquelas comidas no dia a dia, ou em outras ocasiões, mesmo que os ingredientes sejam os mesmos. Nos terreiros, tudo come! Tudo recebe alimentos servidos com o maior rigor e observancia dos mais antigos preceitos prescritos pela tradição: as palavras de encantamento, as rezas, estórias sagradas e invocações. O tipo de comida oferecida vai estar intimamente associada às histórias de cada ancestral, ilustrando passagens de sua vida, sem também perder de vista sua inserção no Novo Mundo. Conservações, recriações e invenções, assim, se alternam na colher da Yabassê, a mulher que domina o segredo e os truques no fogão, sobre o batismo do azeite de-dendê e a cama da folha de banana, a fim de que os homens possam continuar estabelecendo relações com os Orixás, trazendo-os à terra, para que, festejando com estes, mantenham a vida

ASSUNTO(S)

cozinha africana ciencias sociais aplicadas cultos afro-brasileiros comidas afro-brasileiras comidas de santo

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