URBANESAURBANESAS ERRANTES: experiência e teimosia nos riscos da cidade. / URBANESAURBANESAS wandering: experience in risk and stubbornness of the city.
AUTOR(ES)
Eder Amaral e Silva
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
09/12/2011
RESUMO
Entre aqueles que se apaixonam pela vida das cidades, as urbanesas ganham tantos nomes quantas são suas feições: cidades invisíveis, cidades subjetivas, musas das ruas, contramãos. Partindo dos relatos de sonho criados por alguns destes apaixonados, traçamos a fisionomia das urbanesas, num procedimento de montagem que incorpora o que nos contam estes sonhadores. As urbanesas personificam três tensões ou problemas, tendo a cidade como paisagem: a tensão entre a pobreza de experiência e o cotidiano urbano; a força afetiva dos desvios ao utilitarismo e privatismo exacerbados na administração das cidades contemporâneas; e, por fim, a relação entre escrita e cidade, literatura e pensamento. Através da combinação do arranjo referencial e de imagens literárias, cinematográficas, filosóficas e fotográficas, seguimos os rastros de três urbanesas que, por força do ímpeto que a cada uma anima, foram assim batizadas: EXPERIÊNCIA, TEIMOSIA e ESCRITA. A história que atravessa as urbanesas se desenrola em torno do desencontro entre EXPERIÊNCIA e COTIDIANO na cidade. Trata-se de uma pesquisa cujo procedimento consiste em tomar os conceitos por personagens e as análises por enredos; do que se obtém, literalmente, tramas conceituais. Neste modo de pesquisar, uma linha errática passa entre o traço narrativo e o analítico. Contudo ela não os separa, os embaraça. Assumindo a própria pesquisa como prática de restauração da cidade subjetiva, a montagem de escritas ou riscos não se refere à cidade como totalidade, e sim como profusão de experiências que não perduram nem se enraízam e que, no entanto, persistem deixando seus vestígios registrados em escritas dispersas por toda parte, como exercícios de restauração da experiência urbana. Aquém e além de um experimento de linguagem, o cruzamento da narrativa com as problematizações da experiência urbana é o próprio gesto através do qual os conceitos e questões reverberam entre si. Trata-se de tomar os riscos da cidade como linhas de problematização e restauração da experiência urbana. O que entra em questão aqui é a aposta no uso de imagens capazes de fazer desejar na cidade mesma, uma cidade outra.
ASSUNTO(S)
experiência teimosia cidade escrita montagem psicologia social experience stubbornness city writing composition
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.ufs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=656Documentos Relacionados
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