Uma trilha ao intangível : olhares sobre o jongo no espetáculo da brasilidade / A track to intangible : glances on the jongo in the show of the "brasilidade"
AUTOR(ES)
Wilson Rogerio Penteado Junior
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
26/03/2010
RESUMO
Nesta tese, tomo como objeto de reflexão o jongo , expressão sócio-cultural de referência negro-escrava situada no sudeste brasileiro, que em 2005 foi reconhecida oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. Numa discussão articulada com a noção de brasilidade , proponho uma etnografia sobre o processo de reconhecimento e consequente registro do jongo como patrimônio, atentando para os aspectos discursivos que possibilitaram tal reconhecimento no âmbito das narrativas nacionais, bem como os efeitos de significação que são brotados a partir da atuação de seus praticantes, os jongueiros. Para tanto, foram tomados como procedimentos metodológicos nesta pesquisa, além de estudo bibliográfico referente à temática tratada, trabalho de campo com jongueiros e jongueiras de diversas localidades do sudeste brasileiro, atentando para suas falas e ações num contexto que lhes possibilita negociar o jongo que praticam enquanto expressão revestida de valor patrimonial.
ASSUNTO(S)
jongo (dança) nacionalidade patrimonio cultural jongo (dance) nacionality cultural property
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000770665Documentos Relacionados
- O Cearà Moleque Dà um Show: Da HistÃria de uma InterpretaÃÃo sobre o que Faz Ser Cearense ao EspetÃculo de Humor de Madame Mastrogilda
- O show da fà : a religiÃo na sociedade do espetÃculo : um estudo sobre a Igreja Internacional da GraÃa de Deus e o entretenimento religioso brasileiro na esfera midiÃtica
- ROBERT MAPPLETHORPE: DIALOGUES AND GLANCES ON THE SEXUALITY IN CONTEMPORARY ART
- A estrutura de capital e o risco das empresas tangível e intangível-intensivas: uma contribuição ao estudo da valoração de empresas.
- Duas décadas de educomunicação - da crítica ao espetáculo