Uma contribuição para a elaboração de mapas estratégicos: um estudo da aplicação do método de análise e estruturação de modelos (AEM) / A contribution to the development of strategy maps: a study applying the method of analysis and structuring models (AEM)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A complexidade do ambiente competitivo obriga as organizações empregar métodos cada vez mais sofisticados para trabalhar com sua estratégia corporativa. Uma das ferramentas discutidas academicamente e no meio corporativo, relacionada a gerir a estratégia empresarial, é o Balanced Scorecard, que possui, entre seus componentes, o Mapa Estratégico. Este estudo aborda a aplicação do método de Análise e Estruturação de Modelos (AEM), metodologia que lida essencialmente com temas complexos, na construção de Mapas Estratégicos. Os objetivos desta pesquisa consistem em entender se o resultado da aplicação da AEM contribui para a construção de Mapas Estratégicos, se este método colabora para uma maior participação das pessoas e se aprimora o processo de construção de um Mapa Estratégico. Foi realizada uma pesquisa experimental com uma amostra por conveniência de 110 alunos de pós-graduação de escolas de São Paulo, que participaram de um exercício de construção de Mapa Estratégico baseado em um caso real de uma empresa de gerenciamento de projetos de engenharia. Os grupos experimentais adotaram a AEM para construir seus mapas, enquanto que os grupos de controle construíram seus mapas no papel. Analisando os mapas construídos pelos grupos, como resultado apurou-se que o uso da AEM propiciou uma explicitação maior e mais abrangente das relações de causa e efeito existentes entre os diferentes objetivos estratégicos da empresa estudada. Já em termos das opiniões registradas nos questionários, a comparação entre os dois grupos trouxe apontamentos que evidenciam um processo mais estruturado, com a participação de cada integrante do grupo melhor distribuída, na construção dos mapas estratégicos dos grupos experimentais. Por outro lado, o grupo de controle foi mais enfático em destacar a aprendizagem de seus integrantes em relação à estratégia contida no caso e à concordância com o resultado do exercício, após construir seus mapas estratégicos no papel, apesar de o grupo experimental mostrar opiniões positivas sobre estes elementos também. Esta diferença de opiniões a favor do grupo de controle pode ter sido causada pelas melhorias que o software da metodologia AEM deveria passar na opinião dos respondentes, que, ainda assim, em sua totalidade, avaliaram positivamente o uso da ferramenta no exercício, como apoio à construção de Mapas Estratégicos. Por estes resultados, entende-se que existem evidências que apontam valer a pena utilizar a AEM nesta função, especialmente se seu software for aprimorado, tornando-se assim uma opção interessante para o apoio ao gerenciamento de estratégias empresariais por meio da construção de Mapas Estratégicos.

ASSUNTO(S)

tomada de decisão em grupo experimentos científicos trabalho em grupo organizational strategy work in group decision-making in group estratégia organizacional scientific experiments

Documentos Relacionados