UMA ANÁLISE DA ABSORÇÃO DE EGRESSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NO MERCADO DE TRABALHO SERGIPANO NO PERÍODO DE 2004-2009. / AN ANALYSIS OF THE ABSORPTION GRADUATES FROM FEDERAL UNIVERSITY OF SERGIPE SERGIPE IN EMPLOYMENT IN THE PERIOD 2004-2009.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/05/2011

RESUMO

O mercado de trabalho vem passando por transformações históricas ao longo do tempo. Com os avanços tecnológicos e a globalização, o mercado de trabalho exige pessoas dinâmicas, com capacidade para suprir esta nova demanda que está baseada na teoria do capital humano. Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar, na percepção dos agentes, as possibilidades dos egressos da Universidade Federal de Sergipe UFS serem absorvidos pelo setor de serviços no estado. Para que esta descrição e análise pudessem ser desenvolvidas foi necessário avaliar tanto o planejamento de vagas ofertadas pela UFS considerando a dinâmica do setor de serviços no âmbito público e privado, quanto analisar a forma como os agentes acadêmicos avaliam a relação da Universidade Federal de Sergipe com as empresas e o governo no que tange a ocupação das vagas de trabalho no estado de Sergipe. Fez-se necessário discutir os atributos e o perfil do profissional formado que o mercado estaria demandando sob a perspectiva dos agentes empresariais, bem como de que forma os representantes governamentais avaliam sua relação com a UFS e com as empresas no que concerne a absorção dos egressos pelo setor de serviços da economia. Apoiado em um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa avaliaram os elementos necessários para que esses profissionais possam, não somente ser inseridos no mercado como nele permanecerem, dada a percepção dos agentes das áreas acadêmica, empresarial e pública. Constatou-se que a UFS não trabalha com o mercado e sim com a sociedade, mas que não deixa de colocar à disposição opções que o mercado pode precisar. O Estado deve intervir mais no mercado de trabalho sergipano exigindo da UFS uma formação sistêmica e multidisciplinar, pois a qualificação profissional atenderá não somente às necessidades desse mercado, mas colaborará para a formação de um graduado além do solucionador de problemas, ou seja, um agente transformador inserido dentro de um contexto maior de responsabilidade e de desenvolvimento.

ASSUNTO(S)

mercado de trabalho desenvolvimento regional planejamento acadêmico economia regional e urbana higher education labor market regional development academic planning ensino superior

Documentos Relacionados