Uma "alegria difícil": A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector / Une "joie diffícile": La passion sélon G.H., de Clarice Lispector

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A presente Dissertação pretende verificar a consolidação de um novo estilo de escrita, resultante do processo de formação literária e cultural de Clarice Lispector (1920-1977), sobretudo no que concerne à apropriação e transformação de leituras realizadas por ela, para análise e interpretação de A paixão segundo G.H.(1964). Para tanto, apresentaremos o contexto em que se insere o universo ficcional clariceano, sedimentado por uma fortuna crítica da obra em estudo, a partir das categorias campo literário e contexto, juntamente com as idéias de paratopia do escritor e tribos literárias, categorias desenvolvidas, respectivamente, por Pierre Bourdieu, com As regras da arte (1996) e Dominique Maingueneau, com O contexto da obra literária (2001), a fim de compreender e discutir a condição da escritora em face do embate de forças ideológicas, históricas, filosóficas, literárias, em conflito ao longo da elaboração de sua obra. Dessa forma, faremos um levantamento de leituras de Clarice Lispector e destacaremos as influências de leitura exercidas pelas obras O lobo da estepe (1927), de Hermann Hesse e Crime e Castigo (1866), de Fiodor Dostoievski, utilizando os processos metodológicos de análise e interpretação comparativas, para, com isso, investigar o confronto da escritora com a linha dominante do romance brasileiro, marcado, principalmente, pelo viés sociológico, compreendendo a poética clariceana numa continuidade, uma tradição. Refletiremos, com isso, acerca dos desdobramentos do processo de desleitura da escritora, no tocante às relações intrapoéticas, bem como quanto ao confronto de sua poética com a tradição literária brasileira, sob a concepção de influência do crítico Harold Bloom, em A Angústia da influência (1991) e O mapa da desleitura (1995). Pretendemos, assim, fazer uma análise da superação das influências de leituras, a partir da qual podemos perceber a construção de uma nova obra, como expressão de uma autoria autônoma, sob as categorias estilo, linguagem e escritura, na concepção barthesiana, com O grau zero da escrita (1953) e O rumor da língua (1977), bem como verificaremos a importância do recurso intertextual paródico, nesse processo de desapropriação poética. Portanto, é mister à tessitura poética de A paixão segundo G.H. a contestação, a descoberta de novas possibilidades de leitura da realidade, como também podemos verificar uma problematização de como se engendra a construção do texto metafórico, por meio de uma via crucis imanentista, do ser e da linguagem, o esforço humano de Clarice Lispector, a sua paixão: uma alegria difícil. Este trabalho integra a pesquisa Histórias de Leitura: Bibliotecas Pessoais, sob a Coordenação da Prof. Dr. Odalice de Castro Silva, do Programa de Pós-Graduação em Letras Literatura Brasileira, da Universidade Federal do Ceará.

ASSUNTO(S)

literatura brasileira lispector,clarice,1925-1977.a paixão segundo g.h.:romance - crítica e interpretação lispector,clarice,1925-1977 livros e leitura champs littéraire campo literário clarice lispector écriture escritura estilo influência(literária,artística,etc.) clarice lispector influence de lecture influências de leitura style

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