Um monumento ao Brasil : considerações acerca da recepção do livro Brasil Pitoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1859-1861) / A monument to Brazil : thoughts on the reception of the book : "Brazil Picturesque", de Victor Frond and Charles Ribeyrolles (1859-1861)
AUTOR(ES)
Maria Antonia Couto da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Nesta tese analisei a recepção do livro Brasil Pitoresco, de autoria dos franceses Charles Ribeyrolles e Victor Frond (1859-1861), considerado pelo crítico Alexandre Eulálio como um dos "mais altos momentos da nossa iconografia oitocentista". A consulta aos periódicos do fim dos anos 1850 e inicio da década seguinte revelou novos dados sobre o contexto histórico em que a publicação foi realizada e, sobretudo, acerca de sua importância no meio artístico brasileiro. O livro apresenta um conjunto de imagens que associam fotografia e litografia, duas inovações técnicas relacionadas ã modernidade. Em relação à repercussão do livro, duas cartas do escritor Victor Hugo destinadas a Ribeyrolles, amplamente divulgadas em sua época, nos levam a refletir sobre o papel relevante que a fotografia e a litografia assumiram no campo artístico brasileiro no século XIX, e sobre a importância do livro enquanto obra de caráter abolicionista e liberal. Concebido para representar o Brasil na Exposição Universal de Londres em 1862, o livro causou grande impacto em sua época, tanto pelo texto como pelas ilustrações. Entre as litografias, produzidas na França a partir das fotografias de Frond, podemos destacar a série de vistas do Rio de Janeiro e a que registra o trabalho escravo nas fazendas fluminenses, a mais conhecida atualmente. As imagens do Brasil Pitoresco, amplamente divulgadas, ganharam autonomia em relação ao livro, e trouxeram inovações formais que se revelaram importantes para a produção de pintores e fotógrafos do período.
ASSUNTO(S)
arte moderna - brasil fotografia - brasil art modern photography
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000787405Documentos Relacionados
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