Low-level wind extraction form visible and shortwave (3,9μm) infrared channels image data / Um modelo de estimativa dos ventos para os baixos níveis utilizando imagens dos canais visível e infravermelho próximo (3,9μm)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este trabalho consiste em um estudo sobre estimativas de direção e velocidade do vento na baixa troposfera baseado no deslocamento de nuvens. O trabalho incluiu o desenvolvimento de um método automático para avaliar o vento utilizando imagens dos canais visível e infravermelho próximo (3,9 μm), ambos do satélite geoestacionário GOES-12. O estudo utilizou imagens do canal visível na estimativa do vento durante o período diurno e do canal infravermelho próximo para estimar o vento durante a noite. O trabalho explorou as altas resoluções espaciais das imagens do canal visível, que possuem a resolução de 1x1 km no ponto subsatélite, bem como o grande contraste entre as nuvens baixas (Alto Albedo) e a superfície do planeta (Baixo Albedo). Essa diferença de contraste entre os albedos da superfície e as áreas cobertas por nuvens facilita a detecção das nuvens e consequentemente, o seu rastreamento. Na detecção das nuvens baixas no período noturno, as imagens do canal infravermelho próximo mostraram-se mais eficazes do que as dos canais infravermelho janela e do vapor d água. Foi possível estimar, com êxito, o vento sobre as regiões oceânicas, mas a estimativa sobre a região continental foi insatisfatória, devido à falta de homogeneidade das superfícies continentais. Vegetação e orografia influenciam na formação e desenvolvimento das nuvens, ao contrário do que ocorre com as nuvens situadas sobre os oceanos, que tendem a manter sua estrutura por um tempo mais longo. Tais modificações na morfologia prejudicam o processo de rastreamento das nuvens sobre as regiões continentais. Recomenda-se a utilização das imagens dos canais infravermelho próximo e visível para a estimativa do vento nos níveis baixos.

ASSUNTO(S)

wind meteorological satellites atmospheric circulation circulação atmosférica remote sensing clouds sensoriamento remoto nuvens satélite meteorológicos vento

Documentos Relacionados