Um framework para criação cooperativa de jogos

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/08/2008

RESUMO

A capacidade de entretenimento dos jogos eletrônicos e sua popularidade entre crianças e adolescentes despertaram o interesse de diversos setores da sociedade em usá-los na educação. Na abordagem tradicional, o jogador aprende enquanto joga. Na abordagem construcionista, seguida nesta dissertação, o jogador aprende construindo seus próprios jogos. Nesta dissertação é proposta a ferramenta de criação cooperativa de jogos Affinity, que objetiva o uso por indivíduos que não sabem programação, a extensibilidade para que os próprios usuários incorporem novas funcionalidades e o trabalho cooperativo entre os membros da comunidade criativa. Nesse intuito, foi adotada a abordagem de Desenvolvimento Baseado em Componentes para decompor as funcionalidades dos jogos em componentes que possam ser criados, compartilhados e reusados pelos próprios usuários.

ASSUNTO(S)

construcionismo jogos educacionais framework cooperação educational games constructionism component based development framework cooperation ciencia da computacao desenvolvimento baseado em componentes

Documentos Relacionados