Transporte de \ CU POT.2+\ em liners compostos de solo argiloso compactado (CCL) e geocomposto bentonítico (GCL) / \ CU POT.2+\ transport in composite liners made with compacted clay soil (CCL) and geosynthetic clay liner (GCL)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/09/2011

RESUMO

Neste trabalho foi avaliado o desempenho de liners compostos frente a soluções de \ CU\ \ CL IND.2\ .2\ H IND.2\ \ O\ . Foram utilizados um solo argiloso compactado (CCL) da Formação Corumbataí (interior do estado de São Paulo) e um geocomposto bentonítico (GCL) de fabricação nacional. Quatro corpos de prova foram preparados para a realização do ensaio de percolação em coluna, sendo dois montados com CCL sobre GCL e outros dois com GCL sobre CCL. Os corpos de prova com configurações distintas foram submetidos à percolação de duas soluções de \ CU POT.2+\ : uma com concentração de 0,024M e outra com 0,012M. Após o início da percolação da solução contaminante houve aumento da condutividade hidráulica, porém os valores mantiveram-se na ordem de \ 10 POT.-11\ m/s, compatíveis com as exigências requeridas em diversas legislações ambientais. O liner composto mostrou-se mais eficiente como barreira de controle de fluxo comparado com Musso (2008), que estudou ambos materiais separadamente. A configuração dos liners não influenciou os valores de Rd obtidos, ao contrário da concentração das soluções. Observou-se que os resultados de Rd são inversamente proporcionais às concentrações utilizadas. Neste trabalho, os valores de Rd obtidos foram maiores que em Musso (2008), evidenciando a vantagem de se combinar diferentes materiais para a contenção de íons.

ASSUNTO(S)

column percolation tests composite liners ensaio de percolação em coluna ions transport liners compostos transporte de íons

Documentos Relacionados