Transmissão de mídia contínua ao vivo em P2P: modelagem, caracterização e implementação de mecanismo de resiliência a ataques

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Aplicações de mídia contínua em P2P estão se tornando mais populares a cada dia. Em contraste com o modelo tradicional cliente-servidor, o modelo P2P transpassa problemas como escalabilidade e necessidade de recursos poderosos, concentrados em um único ponto. Em contrapartida, as redes P2P podem ser alvos de ataques e comportamentos oportunistas. Este trabalho apresenta um modelo descentralizado de reputação para combater ataques em sistemas de mídia contínua P2P. Em particular, são concentrados esforços para combater ataques de poluição. Nesse ataque, os participantes maliciosos alteram ou forjam os dados da mídia contínua na tentativa de disseminar conteúdo indesejado aos demais participantes do sistema. Os resultados incluem uma modelagem de sistemas P2P e uma verificação formal dos danos causados por ataques de poluição. Nesse sentido, há uma evidencia que a escolha dos protocolos e algoritmos do sistema P2P influenciam no impacto causado por um ataque. Incluem também uma caracterização dos usuários de sistemas de transmissão ao vivo de mídia contínua em P2P. A partir dessa caracterização é possível compreender a dinâmica dos participantes desses sistemas e assim avaliar o impacto de seu comportamento tanto na escalabilidade do sistema, quanto na qualidade da mídia recebida. Finalmente, é desenvolvido um sistema de defesa contra ataques de poluição. Os resultados mostram que o novo mecanismo implementado bloqueia um ataque com uma sobrecarga inferior a 2% da banda de rede necessária para a transmissão, enquanto a solução indicada pela literatura necessita de pelo menos 100% de banda adicional. Além disso, o novo mecanismo é eficaz mesmo com conluio dos participantes e, nesse caso, o pico de retransmissão é inferior a 30%, enquanto as soluções tradicionais necessitam de até 100% de banda adicional. Finalmente, o novo mecanismo permite reabilitação dos participantes que geraram conteúdo indevido e provê medidas de incentivo para o ompartilhamento dos recursos na rede P2P

ASSUNTO(S)

redes de computação teses. internet (redes de computação) teses. computação teses. cliente/servidor (computação) teses.

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