TRANSIÇÕES PARADIGMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA DA INTEGRALIDADE / CONTEMPORARY PARADIGMATIC TRANSITIONS AT THE UNIVERSITY: A STUDY ON THE INTEGRALITY PROPOSAL

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/02/2011

RESUMO

Conforme o título da dissertação apresenta, este é um estudo sobre as transições paradigmáticas contemporâneas na Universidade. Para sua elaboração foram assumidos alguns pressupostos e crenças relativos a tendências de mudanças na composição das instituições das sociedades ocidentais, argumentando-se da ocorrência de processos de desbabelização, este termo sendo utilizado para representar a crescente acessibilidade às instituições. Exemplificadamente, buscou-se trabalhar como se manifesta esta tendência em três campos representativos: o campo político com a tendência à descentralização, o campo cultural com integração do conhecimento científico e popular e no campo ambiental com a busca pela coexistência entre natureza e sociedade. Como se observará na leitura desta dissertação, interage-se aqui, principalmente, com a Teoria Crítica, como indicadora para as transformações sociais; a Teoria do Caos, como indicadora da complexidade e caoticidade da construção social da realidade; a Ciência da Complexidade, como indicadora da busca de superação paradigmática e da emergência de outro diálogo cultural ocidental, e; a Ecologia Profunda, como indicadora dos elementos para a busca da sustentabilidade ambiental. Assumindo o pressuposto de que as sociedades encontram-se em transição para fazer frente à problemática da sustentabilidade, recorrem-se à referenciais capazes de propiciar entendimento sobre dinâmica da mudança social. Entre os suportes teóricos aos quais se recorreu estão; A Teoria da Estruturação, de Anthony Giddens, a qual integra estrutura e ação na leitura da constituição da sociedade, revelando o potencial do processo de reflexão crítica para a transfomação social; A Teoria do Caos, inserindo-se em questões que em Giddens não encontram-se totalmente esgotadas, como o inconsciente e as consequencias não-intencionais da ação; e, além disso, buscou-se refletir sobre as implicações do projeto moderno nas sociedades e, no desenvolvimento dos espaços acadêmicos de formação e transformação, neste caso, utilizando os aportes de Jack Mezirow, com a Teoria do Aprendizado Transformativo. Num segundo momento realizou-se estudo de caso sobre a proposta da integralidade da Universidad de La republica Uruguai. Assim, a pesquisa empírica inclinou-se, principalmente, para a observação do campo cultural, Esta proposta evidencia o direcionamento para o desenvolvimento de outro modelo institucional universitário, voltado, principalmente, a interdisciplinaridade, a integração entre as funções gerais da universidade Ensino, Pesquisa e Extensão -, para o diálogo horizontal com as culturas populares, para evidenciar o compromisso social desta instituição. A pesquisa empírica, realizada com participantes de espaços conduzidos no marco da proposta da integralidade, visou compreender o processo formativo frente à tendência à desbabelização, bem como, visualizar as potenciais capacidades desta proposta pedagógica para a promoção da reflexão crítica em seus participantes, observando as diferentes ferramentas metodológicas utilizadas e suas aproximações com a pesquisa-ação participativa, entendendo esta como a idealização institucional da UDELAR para a condução dos espaços de formação. Finalmente, realizou-se uma discussão sobre as dificuldades apresentadas para as transições esperadas nos três campos estudados, no sentido de subsidiar o processo de desbabelização, entretanto, o desenrolar do mesmo indica a necessidade da promoção de distintos diálogos: o político, no âmbito da gestão pública; o cultural, no âmbito da gestão e produção de conhecimentos; o ambiental, no âmbito da busca pela sustentabilidade. Neste contexto, entendeu-se que estes não são diálogos que colocam as sociedades ocidentais em posições confortáveis, levantando uma grande questão: Será possível, para as sociedades ocidentais, superar o paradoxo do conforto?

ASSUNTO(S)

reflexão crítica sustentabilidade sociedades ocidentais extensao rural sustainability critical reflection western societies

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