TRADITION AND FUNCTIONALISM IN THE ANALYSIS OF THE VERBS OF MEASUREMENT (MEASURE, WEIGH, COST AND LAST): A STUDY OF SYNTATIC -SEMANTIC ASPECTS / TRADIÇÃO E FUNCIONALIDADE NA ANÁLISE DE VERBOS DE MEDIDA: UM ESTUDO DE ASPECTOS SINTÁTICOS-SEMÂNTICOS

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Esta dissertação examina com enfoques estruturais e funcionais, com base na gramática de valências, as realizações dos verbos medir, pesar, custar e durar com o objetivo específico de abordar o relacionamento dos elementos frásicos desses verbos. Na concepção tradicional, os verbos aqui estudados são classificados ora como transitivos, ora como intransitivos e os elementos à direita como objeto direto e adjunto adverbial. Esse conceito de transitividade é insuficiente para a análise das realizações desses verbos. A partir das questões levantadas, é feita uma análise sintático-semântica das realizações desses verbos. O resultado da análise revela que rotular os elementos frásicos é restritivo pois não contempla a diversidade de traços semânticos imbricados nessas realizações, o que resulta em uma necessidade de avaliação do paradigma do ensino de análise sintática que vigora, tradicionalmente, em muitas instituições de ensino.

ASSUNTO(S)

gramatica grammar ensino teaching analise sintatico-semantica verbos (medir, pesar, custar, durar) syntactic-semantic analysis berbs of measurement (measure, weigh, cost, last)

Documentos Relacionados