TOLERÃNCIA Ã DESSECAÃÃO EM SEMENTES DE Leucaena leucocephala DURANTE A GERMINAÃÃO / Desiccation tolerance in Leucaena leucocephala seeds during germination.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Objetivou-se, com o presente estudo, buscar um modelo para a avaliaÃÃo da sensibilidade à dessecaÃÃo baseado em sementes germinadas e, por meio de tÃcnicas como eletroforese, citometria de fluxo e microscopia eletrÃnica de transmissÃo, investigar as alteraÃÃes citolÃgicas relacionadas à perda da tolerÃncia à dessecaÃÃo em radÃculas e raÃzes primÃrias de Leucaena leucocephala durante e apÃs a germinaÃÃo. Para tal, sementes germinadas com raÃzes de 1, 3 e 5 mm foram dessecadas em sÃlica gel atà atingirem 50%, 40%, 30%, 20% e 8% de umidade, reidratadas e avaliadas quanto à sobrevivÃncia. RadÃculas e raÃzes primÃrias (16, 24, 40 e 44 horas de embebiÃÃo) foram coletadas e seu conteÃdo de DNA nuclear foi mensurado por citometria de fluxo. Sementes germinadas com raiz primÃria de 3 mm foram secas a diferentes graus de umidade (50%, 40%, 30%, 20% e 8%) e suas raÃzes avaliadas quanto à integridade do DNA e à ocorrÃncia de danos ultraestruturais. A sensibilidade à dessecaÃÃo aumentou ao longo da germinaÃÃo. No entanto, independente do comprimento de radÃcula, as sementes germinadas apresentaram baixa ou nenhuma sobrevivÃncia apÃs secagem atà 8% de umidade. A maioria dos nÃcleos avaliados ao longo da embebiÃÃo e apÃs a protrusÃo radicular apresentou um maior conteÃdo de DNA 2C, indicando que a maior parte das cÃlulas avaliadas encontrava-se na fase G1 do ciclo celular. O percentual de nÃcleos 4C apresentou aumento significativo (p>0,05) apÃs 24 horas de embebiÃÃo e atingiu seu mÃximo quando o comprimento da raiz primÃria atingiu 1 mm, coincidindo com a reduÃÃo da capacidade das sementes de tolerarem a dessecaÃÃo. O padrÃo eletroforÃtico referente à integridade do DNA genÃmico, obtido de raÃzes primÃrias, demonstrou nÃo haver degradaÃÃo do DNA ao longo da secagem. No entanto, a intensidade e a extensÃo dos danos ultraestruturais observados foram suficientemente grandes para anular a resiliÃncia das cÃlulas das raÃzes primÃrias e a consequente habilidade para retomar o crescimento normal.

ASSUNTO(S)

recursos florestais e engenharia florestal desiccation sensitivity, dna content, dna integrity, electron microcopy. sensibilidade à dessecaÃÃo. 2. conteÃdo de dna. 3. integridade de dna. 4. anÃlise ultraestrutural.

Documentos Relacionados