The painting "Aparição do Menino Jesus a Santo Antonio de Padua" by Francisco de Zurbaran : at MASP / A pintura "Aparição do Menino Jesus a Santo Antonio de Padua" de Francisco de Zurbaran : no MASP
AUTOR(ES)
Christine Gisele Decarli Del Fabbro
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
O objeto de estudo da dissertação é a obra Aparição do Menino Jesus a Santo Antônio de Pádua, 1627-1630, pintada pelo espanhol Francisco de Zurbarán (1598-1664) e conservada pelo Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand . A tela mostra um santo no sublime momento de sua visão mística. As características da fisionomia da figura geraram opiniões contrárias quanto a sua identidade, estabelecendo uma dúvida entre a representação dos dois mais populares santos franciscanos: Santo Antônio de Pádua e São Francisco de Assis. A dissertação apresenta uma análise iconográfica comparativa da obra em questão com outros quadros de mesma temática pintados por Zurbarán, com o objetivo de esclarecer qual é o santo representado na tela. A iconografia de ambos os santos apresenta algumas variações no século XVII que visaram adequá-las à uma nova iconografia religiosa que demonstrava uma clara preferência para a representação de santos em momentos de êxtase. O texto comenta alguns aspectos relativos a essas mudanças, dando especial atenção à evolução observada nas representações da aparição do Menino Jesus a Santo Antônio de Pádua, do final do XVI até o fim do século XVII
ASSUNTO(S)
painting painting iconografia pintura espanhola iconography pintura spanish
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000436555Documentos Relacionados
- A agricultura e o desenvolvimento sob a óptica da multifuncionalidade: o caso de Santo Antônio de Pádua (RJ).
- Gestão financeira no terceiro setor : estudo de caso aplicado a Casa do Menino Jesus de Praga
- Mineração e áreas de preservação permanentes (APPs) em Santo Antônio de Pádua - RJ
- O mini exame do estado mental em idosos de uma comunidade: dados parciais de Santo Antônio de Pádua, RJ
- Cumplicidade : questões da pintura e da representação