The overcoming of the dichotomy heaven-earth: a study of the galilean critical for aristotelian cosmology and physics / A superaÃÃo da dicotomia cÃu-terra: um estudo da crÃtica galileana à fÃsica e à cosmologia aristotÃlicas

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/12/2011

RESUMO

Nesta dissertaÃÃo, temos como objetivo realizar um estudo e reconstruÃÃo das crÃticas que Galileu empreende à fÃsica e à cosmologia de AristÃteles, tendo como Ãncora as obras Sidereus Nuncius e Primeira Jornada do DiÃlogo sobre os dois mÃximos sistemas do mundo. Os argumentos desenvolvidos pelo fÃsico pisano nestas obras, consolidam a teoria copernicana e revolucionam a maneira de se estudar a natureza. Durante sÃculos, a concepÃÃo ocidental de universo esteve apoiada nos pressupostos da cosmologia de AristÃteles. A cosmologia aristotÃlica tinha como pontos fundamentais a ideia de incorruptibilidade do cÃu, de imobilidade da Terra e de uma hierarquia dos elementos. Para o peripatÃtico, o cosmos era finito e heterogÃneo, e se encontrava dividido em duas regiÃes distintas: a sublunar (terrestre) e a supralunar (celeste). As observaÃÃes telescÃpicas realizadas por Galileu em 1609, ao mostrar crateras e montanhas na Lua, e satÃlites em JÃpiter, constituÃram-se em evidÃncias contrÃrias à dicotomia cÃu-Terra proposta por AristÃteles. Pois revelavam âimperfeiÃÃesâ nos corpos celestes, e mostravam que nem todos os astros tinham como centro de suas revoluÃÃes a Terra, questionando a ideia de centralidade da mesma no cosmos. AlÃm disso, a ruptura com a cosmologia aristotÃlica desestabilizava a prÃpria fÃsica de AristÃteles, cuja explicaÃÃo dos movimentos dos corpos dependia da estrutura cosmolÃgica, uma vez que existiam trÃs tipos de movimentos: retilÃneo em direÃÃo ao centro, retilÃneo se afastando do centro e circular em torno do centro, o que requeria uma Terra imÃvel ocupando o centro do cosmos. A ideia de centralidade e imobilidade da Terra Ã, portanto, ponto fundamental da fÃsica e da cosmologia aristotÃlicas. Grande parte da obra de Galileu parece girar em torno de um objetivo central: a defesa da teoria copernicana. Desde a sua adesÃo pÃblica ao copernicanismo em 1610, no Sidereus Nuncius, atà o DiÃlogo publicado em 1632, o fÃsico pisano buscou romper com os pressupostos da filosofia natural de AristÃteles que sustentavam a concepÃÃo geocÃntrica. Com efeito, à na Primeira Jornada do DiÃlogo que poderemos encontrar um esforÃo mais sistemÃtico e concentrado contra a concepÃÃo aristotÃlica de mundo e sua principal caracterÃstica: a dualidade do cosmos.

ASSUNTO(S)

fÃsica metafÃsica ciÃncia - histÃria galileu, galilei, 1564-1642 aristÃteles, 384 a. c.-322 a. c. - crÃtica e interpretaÃÃo copernicanismo filosofia fÃsica clÃssica histÃria da astronomia cosmologia filosofia moderna modern philosophy cosmology history of the astronomy classic physics copernicanism

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