The glucose intolerance that is manifested early in the life in rats retards pubertal development and derranges carbohydrate and lipid metabolism. / A intolerância à glicose que se instala precocemente em ratos retarda o desenvolvimento puberal e desregula o metabolismo lipídico e glicídico.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A crescente prevalência de diabetes mellitus (DM) em nível mundial, a sua incidência cada vez maior em crianças e adolescentes e resultados prévios obtidos em nosso laboratório (piora do quadro diabético em ratos na puberdade) nos levaram a investigar o metabolismo de glicose em tecido adiposo branco na puberdade em ratos controle (CO) e intolerantes à glicose (STZ). Parâmetros de desenvolvimento corporal e maturação sexual foram estudados entre a 5ª e a 10ª semanas de vida dos animais, identificando-se a 6ª e 7ª semanas como importante fase da puberdade. Desta forma, os estudos metabólicos foram realizados neste período. Os animais CO apresentaram franca resistência à insulina no período da puberdade, com prejuízos no metabolismo de glicose em adipócitos isolados. A injeção de estreptozotocina no quinto dia de vida produziu um quadro de intolerância à glicose em nossos animais, resultando em atraso no início do estirão de crescimento e desenvolvimento sexual. A resistência fisiológica à insulina da puberdade não produziu piora da resposta à insulina no tecido adiposo branco.

ASSUNTO(S)

white adiposo tissue intolerância a glicose resistência a insulina glicose intolerance pubertal development tecido adiposo branco insulin resistance glicose metabolism lipogenesis and lipolysis desenvolvimento genital puberal lipogênese e lipólise metabolismo de glicose

Documentos Relacionados