Tecnologia da informação, inovação e empreendedorismo: Fatores críticos de sucesso no uso de ferramentas de gestão em empresas incubadas de base tecnológica / Information technology, Innovation and entrepreneurship: success critical agents using management tools on based-technology incubators firms.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Diante da crescente importância que as empresas de base tecnológica assumem na geração de riqueza e promoção do desenvolvimento econômico sustentável, destaca-se o papel das incubadoras de empresas na promoção da inovação. Imersas em ambientes tradicionalmente geradores de conhecimento, como institutos de pesquisa e universidades, propiciam não só recursos materiais como também os recursos humanos necessários à transformação de idéias em produtos em escala empresarial. No entanto, faz-se necessário adotar um conjunto de ações para dinamizar as oportunidades de sucesso de novos empreendimentos. O modelo de incentivo à inovação e ao desenvolvimento de negócios posto em prática pelas incubadoras de empresas de base tecnológica permite ao empreendedor a obtenção de competências determinísticas de êxito que resultem em aumento do ciclo de vida da empresa. As incubadoras fornecem a estrutura necessária para o desenvolvimento da idéia até a consolidação do negócio. Utilizando como parâmetro de aferição a Pesquisa Global com empresas de sucesso, realizamos estudo com os empreendedores residentes no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas. Este estudo visa identificar o potencial uso de ferramentas de gestão que permitam influenciar os fatores críticos de sucesso do empreendedorismo de base tecnológica. A Pesquisa Global, referência deste estudo, é realizada há mais de catorze anos e conta com um banco de dados de 8.504 empresas que sobreviveram ao teste do tempo. Em 2007, a pesquisa foca em 25 ferramentas e a amostra foi de 1221 gestores em todo o mundo, dos quais 101 no Brasil, na busca de identificar quais ferramentas de gestão eles utilizam e quais resultados elas têm gerado. Para fazer parte da Pesquisa Global, as ferramentas precisam ser consideradas importantes pelos gestores, ter aplicação específica e resultados mensuráveis. Neste trabalho, baseado na hierarquia entre inovação e valor, ao monitorar quais ferramentas os gestores das empresas incubadas de base tecnológica utilizam, em quais circunstâncias e com que intensidade e compará-las com as utilizadas pelas empresas da pesquisa global, busca-se identificar os fatores críticos de sucesso para o crescimento sustentável.

ASSUNTO(S)

empreendedorismo de base tecnológica management tools. entrepreneurship tecnologia da informação technology-based incubation center empreendedorismo inovação ferramentas de gestão information technology innovation

Documentos Relacionados