TECHNOLOGY AND TEACHING OF WRITING: AN EXPERIENCE OF USE GOOGLE DOCS TO TEACHERS AND STUDENTS IN A PUBLIC SCHOOL DE-Ibiapina EC / TECNOLOGIA E ENSINO DE REDAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DO GOOGLE DOCS COM PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE IBIAPINA-CE

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/03/2011

RESUMO

O trabalho investiga como professores e alunos de nível médio de uma escola pública do Ceará se apropriam de tecnologia de web 2.0 para o ensino-aprendizagem da escrita, utilizando a ferramenta Google Docs para redigir textos. Trata-se de um estudo de caso de base etnográfica com aportes netnográficos realizado com três professores de língua portuguesa e treze alunos, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Melo, em Ibiapina, no Estado do Ceará. A análise envolveu o conteúdo temático de entrevistas, as propostas de ensino de redação em seis aulas, as produções textuais dos alunos e os comentários dos professores sobre os textos. Nas entrevistas, foram identificadas as práticas e oportunidades de letramento digital de professores e alunos, a expectativa de apropriação do Google Docs em aulas de redação e as visões docentes sobre o ensino da escrita usando tecnologia. Estes elementos foram relacionados com as três situações reais de ensino acompanhadas pelo pesquisador e com uma entrevista coletiva com os alunos realizada após a experiência, revelando contradições entre o dito, a motivação demonstrada e as práticas de ensino de redação com essa tecnologia. A análise das instruções para redigir no ambiente digital, dos textos produzidos pelos alunos e do retorno dado pelos professores dentro da ferramenta revelam que, nesta situação, o uso de novas tecnologias não contribuiu efetivamente para um melhor ensino-aprendizagem da escrita. Os professores se mostraram interessados e abertos ao uso do Google Docs, mas procederam no ambiente virtual como costumam fazer em suas aulas com lápis e papel, não se envolvendo com a tecnologia, nem usando as diversas possibilidades da ferramenta para correção e avaliação dos textos e deixando a maioria dos alunos sem retorno sobre suas composições. Nas situações de ensino em foco, o uso da tecnologia expõe a forma limitada como se ensina a redigir, apontando práticas, visões e mitos dos professores sobre o ensino de escrita, onde o produto é sempre mais enfatizado que o processo, embora o recurso adotado favorecesse uma abordagem processual. Como tudo fica documentado/arquivado, a tecnologia apenas vem aprofundar e acirrar os conflitos presentes no ato de redigir. O estudo dá a perceber que a tecnologia pode ser atraente, mas não operará mudanças na qualidade dos textos, se as práticas de ensino de redação não forem revistas.

ASSUNTO(S)

google docs. ferramentas de web 2.0 internet no ensino escrita na tela ensino da redação linguistica aplicada screen write teaching writing teaching internet technology of web 2.0 google docs.

Documentos Relacionados