Teatro infantil, gênero e direitos humanos: um olhar crítico sobre as peças Felizardo e O menino Teresa
AUTOR(ES)
Knijnik, Jorge
FONTE
Revista Estudos Feministas
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-12
RESUMO
A cultura infantil está cada vez mais permeada por um cotidiano generificado, isto é, a maior parte dos processos e produtos culturais possui conteúdos nos quais a questão de gênero é tratada, insistentemente, de forma binária e, consequentemente, excludente. O objetivo deste trabalho, assim, foi estudar o teatro infantil de Marcelo Romagnoli e da Banda Mirim, cujas peças possuem uma proposta de desmontar e questionar os estereótipos que dicotomizam a vida de meninos e meninas. Assistindo às encenações de Felizardo e de O menino Teresa, e analisando o conteúdo dos textos das peças, concluiu-se que as personagens propõem um modelo para meninas e meninos que está na contramão da cultura padronizada e oficial, estimulando novas relações sociais de gênero entre as crianças, contribuindo desse modo para a consecução dos "objetivos do milênio" propostos pela ONU e encampados pelo Brasil, sobretudo no que tange à igualdade entre os sexos.
ASSUNTO(S)
teatro infância gênero educação direitos humanos
Documentos Relacionados
- Pobreza e direitos humanos: da mera retórica às obrigações jurídicas - um estudo crítico sobre diferentes modelos conceituais
- Menino ou menina? : um estudo sobre genero e desenvolvimento infantil
- Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos: notas iniciais de um psicanalista
- Construindo um novo léxico dos direitos humanos: Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências
- O romance e as origens dos Direitos Humanos: interseções entre história, psicologia e literatura