Sustainability of the carcinoculture in the city of Fortim-CearÃ, taking into consideration environmental, social and technological aspects. / A sustentabilidade da carcinicultura no municÃpio de Fortim-CE, com Ãnfase nos aspectos sociais, ambientais e tecnolÃgicos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Nesta pesquisa, buscou-se analisar a sustentabilidade da carcinicultura no MunicÃpio deFortim-Ce, levando-se em consideraÃÃo os aspectos ambientais, sociais e tecnolÃgicos. O trabalho procurou identificar quais as principais prÃticas de manejo e a tecnologia que vem sendo adotada nas fazendas de cultivo de camarÃo marinho e sua contribuiÃÃo para que o desenvolvimento da atividade ocorra de maneira sustentÃvel nesta regiÃo. O estudo apresenta algumas formas de tecnologia e prÃticas de manejo que podem ser adotadas pelas fazendas e que sÃo consideradas ambientalmente menos impactantes, bem como a identificaÃÃo dos principais impactos gerados por esta atividade. Para se atingir aos objetivos propostos nesta pesquisa, foram utilizados dados primÃrios e secundÃrios. Os dados primÃrios foram obtidos por meio de pesquisa empÃrica realizada ao MunicÃpio do Fortim, durante os meses de abril a agosto de 2005. Durante estas visitas foram aplicados questionÃrios com perguntas abertas e semi-estruturadas. AlÃm disto, foi possÃvel a realizaÃÃo de entrevistas com representantes de instituiÃÃes governamentais e da classe empresarial. Os dados secundÃrios foram obtidos mediante pesquisa bibliogrÃfica, com base em teses, livros e artigos cientÃficos que abordam esse tipo de problemÃtica, assim como pesquisa documental com base em relatÃrios, CÃdigos de Conduta, diretrizes do Governo Federal e Estadual e diagnÃsticos realizados pelos ÃrgÃos governamentais responsÃveis pela regulamentaÃÃo e fiscalizaÃÃo da atividade. Foram aplicadas nesta pesquisa tÃcnicas de anÃlise tabular e descritiva e o mÃtodo do âForest Service of United States Agricultural Department (1986)â, modificado. AtravÃs deste mÃtodo foi possÃvel transformar as variÃveis qualitativas em quantitativas, atravÃs de valores numÃricos e pesos para se chegar ao Ãndice de SignificÃncia das variÃveis tecnolÃgicas, ambientais e sociais. AtravÃs dos resultados obtidos por estes Ãndices, constatou-se que a carcinicultura nesta regiÃo nÃo està se desenvolvendo em bases sustentÃveis, rejeitando-se, portanto, a hipÃtese lanÃada nesta pesquisa de que as prÃticas de manejo e a tecnologia que vem sendo utilizadas nestas fazendas estÃo contribuindo para que a atividade se desenvolva de maneira harmÃnica com o ambiente. Apesar de jà existirem algumas iniciativas que apontam para o despertar do setor Ãs questÃes ambientais, afirma-se que as aÃÃes promovidas pelas principais entidades ligadas ao setor, ainda nÃo conseguiram promover, de maneira efetiva, a necessidade urgente de mudanÃa de comportamento e conduta por parte das empresas, bem como o despertar destas para a importÃncia de se preservar o ambiente.

ASSUNTO(S)

carcinoculture carcinicultura technology and handling practices tecnologia e prÃticas de manejo sustentabilidade ambiental, social e tecnolÃgica. outros environmental, social and technological sustainability.

Documentos Relacionados