Subsidy for quality plans of buildings in the hospitality sector. / Subsídios para o planejamento da qualidade em edifícios do segmento hoteleiro.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A elevada competitividade dos dias atuais e a conscientização do consumidor para a qualidade dos produtos delimitam um contexto no qual os edifícios são entendidos como ativos que contribuem para a produtividade das organizações. Entretanto, a concepção dos edifícios nem sempre assegura soluções adequadas ao seu "uso e operação", devido à falhas na consideração das reais demandas dos usuáios. O objetivo desta Tese é formular um modelo conceitual para integrar as fases de "concepção" e de "uso e operação" do edifício por meio do planejamento da qualidade. O edifício do segmento hoteleiro apresenta uma diversidade de componentes, processos e agentes envolvidos em sua produção e operação; complexidade do programa arquitetônico; e papel relevante das atividades de manutenção predial para o desempenho do empreendimento, que justificam sua escolha como objeto da pesquisa. Os métodos de pesquisa envolvem revisão teórica e estudo de caso, a fim de verificar a aplicação prática dos conhecimentos levantados e avaliar o desempenho desses edifícios, com uso da Avaliação Pós-Ocupação, cujos resultados estabelecem a avaliação qualitativa desse desempenho e as prioridades dos usuários quanto a esses requisitos. Com base nas análises realizadas, a Tese é concluída com a elaboração de um modelo para o Planejamento da Qualidade de edifícios hoteleiros aplicado às fases de "concepção" e "uso e operação", como forma de integrá-las, elevar o desempenho do edifício e a satisfação de seus usuários.

ASSUNTO(S)

quality plan building management planejamento da qualidade gestão predial quality hotéis de negócios qualidade avaliação de desempenho business hotels performance evaluation

Documentos Relacionados