A poética japonesa na canção brasileira / Japanese poetics in Brazilian art song
AUTOR(ES)
Maria Yuka de Almeida Prado
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
O cantor deve conhecer em profundidade a obra a ser executada, além de dominar o seu instrumento - a voz. Assim, este estudo foi baseado na análise de obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Gilberto Mendes (1922), Luiz Carlos Lessa Vinholes (1933), José Antonio de Almeida Prado (1943) e Rodolfo Coelho de Souza (1952), sob a ótica do intérprete artista, ou seja, do autor. As obras refletem o amálgama da miscigenação de várias culturas que compõem a nação brasileira. Através deste repertório, questionou-se por que compositores brasileiros compuseram canções com a temática japonesa e como ocorre o encontro da poética japonesa com a canção brasileira. A análise musical foi, em sua maioria, baseada no livro Poetry into song: performance and analysis of Lieder de Deborah Stein &Robert Spillman. Constatou-se a presença de uma esfera meditativa pelo uso de estruturas minimalistas e pentatonismos. De acordo com o autor, isto se deve pela busca do vazio e do silêncio enquanto criação musical. São, portanto, frutos da necessidade intrínseca de uma época - o Zeitgeist - ou seja, experimentações em busca de novas linguagens como tendências da música do século XX. Considerando a peculiaridade do cantor como músico, apresentamos com o título de "Transcendência" nossa visão do papel do intérprete do canto. É preciso transcender todo o conhecimento analítico para a execução musical a fim de sentir a canção. Pois é justamente com o sentir e as vivências entre o compositor, poeta e intérprete; Brasil e Japão; racional e afetivo; mundo interno e externo; análise e performance que as bordas fictícias ou imaginadas são atenuadas.
ASSUNTO(S)
análise musical art song canção gilberto mendes gilberto mendes japonisme japonisme josé antônio de almeida prado josé antônio de almeida prado luiz carlos lessa vinholes luiz carlos lessa vinholes musical analysis rodolfo coelho de souza rodolfo coelho de souza villa-lobos villa-lobos
Documentos Relacionados
- Resonances of the tropicália: media and culture in the Brazilian song
- The voice in brazilian popular song : studying about Vanguarda Paulista
- The popular song in the history of brazilian cinema
- CANCIONEIRO TRANSGRESSOR: UM ESTUDO SOBRE A POÉTICA DA CANÇÃO EM RENATO RUSSO E CAZUZA
- Canto da língua: Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira