State, accumulation of capital and underdevelopment in Brazil (1930-1980). / Estado, acumulação de capital e subdesenvolvimento no Brasil (1930-1980).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

O objetivo da dissertação é analisar as relações entre Estado e acumulação de capital no Brasil no período compreendido entre 1930 e 1980. Em particular, o trabalho procura mostrar como a evolução econômica, apesar de ampliar a capacidade produtiva e proporcionar rápido crescimento, não conduziu o país ao desenvolvimento, entendido como elevação generalizada e universal do nível de bem-estar econômico e social. Sendo o Estado o principal articulador das estratégias de acumulação no período, reside na própria natureza do Estado em uma sociedade capitalista uma das razões para o subdesenvolvimento do país, na medida em que a riqueza mundial se encontra restringida pela própria dinâmica da economia mundial capitalista.

ASSUNTO(S)

estado subdesenvolvimento acumulação de capital brazilian economy underdevelopment accumulation of capital state economia brasileira

Documentos Relacionados