Sobre a noção de três espaços no cinema.
AUTOR(ES)
Borges, Cristian
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
05/09/2019
RESUMO
RESUMO Em sua tese de doutorado sobre o filme Fausto (1926), do alemão F. W. Murnau, o cineasta francês Éric Rohmer identifica no cinema, ou pelo menos no tipo de cinema mais convencional e narrativo que lhe interessa, três aspectos do espaço que ele denomina: pictórico, arquitetônico e fílmico. Como veremos, se essa divisão pode, por um lado, servir a uma função didática ligada ao aprendizado sobre a composição visual das imagens fílmicas, ela se revela, por outro lado, reducionista e artificial ao ignorar, ou ao menos desprezar, a componente temporal do cinema em favor de sua faceta espacial.ABSTRACT In his doctoral thesis on F. W. Murnau’s film Faust (1926), French filmmaker Éric Rohmer identifies in cinema, or at least in the most conventional and narrative type of cinema that interests him, three aspects of cinematic space he calls: pictorial, architectural and filmic. As we shall see, if this division can, on the one hand, serve a didactic function linked to learning about the visual composition of filmic images, it is, on the other hand, a reductionist and artificial one by ignoring, or at least disregarding, the temporal component of the cinema in favor of its spatial facet.
Documentos Relacionados
- Mrs. Dalloway and the rewriting of Virginia Woolf in literature and cinema.
- Poética do pop: a música como recurso narrativo no cinema contemporâneo.
- LucÃola, Ana KarÃnina e A Dama das CamÃlias no Vale das LÃgrimas na literatura e no cinema.
- Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos "Alegres" no filme "O Triunfo da Vontade", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
- A TELA MANCHADA DE SANGUE UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DO MITO DO BANDIDO URBANO NO CINEMA BRASILEIRO