Sob o signo da cruz: Igreja, Estado e secularização (Campinas e Limeira 1774-1939) / Under the sign of the cross: Church, State and secularization (Campinas and Limeira 1774-1939)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/03/2010

RESUMO

Trata da relação entre Igreja Católica e Estado e seus desdobramentos na forma e na dinâmica de duas cidades paulistas: Campinas e Limeira. Busca compreender como se deu o jogo de forças entre esses poderes e como isso foi mudando ao longo do tempo. Para isso, analisa um recorte histórico de 1774 a 1939, abrangendo os três períodos políticos do Brasil: Colônia, Império e República, para fazer um panorama das questões que envolvem o lento processo de secularização no país. Aborda o avanço de idéias iluministas e as diretrizes urbanísticas no final do século XVIII e suas conseqüências no desenho urbano das cidades que surgiriam. Investiga o modelo que concedia terras para a Igreja para se iniciar uma nova povoação e como essa terra foi sendo expropriada pelo poder civil. Analisa, ainda, como novos pensamentos de higienismo, as novas tecnologias e o desenvolvimento de uma forma de pensar secularizada do indivíduo foram aumentando o aparato de equipamentos urbanos e profanos e diminuindo a importância simbólica da Igreja Católica no espaço da cidade.

ASSUNTO(S)

campinas (sp) campinas (sp) catholic church desenho urbano - brasil government história urbana - são paulo igreja católica limeira (sp) limeira (sp) secularização secularization urban history - são paulo urbanism - brazil governo

Documentos Relacionados