Skeletogenesis of the cranium of the embryos of Caiman yacare (DAUDIN, 1802) (CROCODYLIA, ALLIGATORIDAE) / Desenvolvimento do esqueleto em embriões de Caiman yacare (Daudin 1802) (Crocodylia, Alligatoridae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O crânio representa uma estrutura única para os vertebrados, e sua anatomia atual é o resultado de milhares de anos de evolução, sendo assim o foco principal de estudos morfológicos e sistemáticos. Diante a importância de seu estudo pormenorizado, objetivou-se esclarecer os processos de formação do crânio em embriões de Caiman yacare. Coletaram-se embriões em intervalos regulares durante todo o período de incubação, sendo estes posteriormente submetidos ao protocolo de diafanização e coloração de ossos segundo o método de Davis e Gore (1936). O padrão de ossificação em C. yacare segue parâmetros gerais em répteis e outros tetrápodas, onde os primeiros ossos a se ossificar são aqueles envolvidos com funções primárias como a alimentação, sendo eles, as maxilas, alguns elementos da mandíbula, os pterigóides, os ectopterigóides e os jugais, incluindo ainda os dentes, um pouco mais tarde. Os ossos da porção dorsal do crânio se ossificam mais tarde, evidenciando uma fontanela cranial que permanece até o momento da eclosão. Os ossos parietal, frontal e opstótico possuem mais de um centro de ossificação que se fundem durante a ontogenia. A base occipital também não se forma completamente até o nascimento, outrora, a morfologia dos indivíduos jovens é muito similar àquela presente nos adultos.

ASSUNTO(S)

alizarina morfologia répteis medicina veterinaria reptiles jacaré - anatomia morphology anatomia veterinária jacaré - embriologia embriologia veterinária alizarin ossificação ossification pantanal caiman jacaré-do-pantanal

Documentos Relacionados