Anatomia óssea e muscular da cintura peitoral, estilopódio e zeugopódio do Caiman latirostris (DAUDIN, 1802) (Crocodylia: Alligatoridae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

CAPITULO II: O desenvolvimento do esqueleto torna-se melhor compreendido, mediante novas descobertas, haja vista um tecido referencialmente em dinâmico processo de formação e reabsorção. Neste estudo foi utilizado um exemplar de Caiman latirostris, macho, adulto juvenil (entre de 5 a 8 anos) medindo em torno de 1,50m de comprimento, pertencente ao acervo do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres, da Universidade Federal de Uberlândia, fixado em formol a 10%. Inicialmente foi realizada a retirada da pele, vísceras e musculatura associada aos ossos da cintura peitoral, estilopódio e zeugopódio do C. latirostris, seguida de identificações ósseas, registradas através de fotografias com câmera digital, e finalmente descritas anatomicamente. Os resultados demonstraram que o C. latirostris apresenta características anatômicas ósseas da cintura peitoral, estilopódio e zeugopódio semelhantes aos seus ancestrais, extensivas aos demais crocodilianos, visto que há similaridades comportamentais inter e intraespecíficas. CAPITULO III: Objetivou--se identificar os parâmetros de origem e inserção musculares da cintura peitoral, estilopódio e zeugopódio do Caiman latirostris, mediante abordagem anatômica, cinesiológica e biomecânica básica. Foi utilizado um exemplar de Caiman latirostris, macho, adulto juvenil (entre 5 a 8 anos) medindo em torno de 1,50 m de comprimento, pertencente ao acervo do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres, da Universidade Federal de Uberlândia. Foram realizados os procedimentos de dissecação, iniciados com um uma incisão longitudinal, ao longo da linha mediana ventral do tronco, rebatendo-se a pele lateralmente, da região cervical até o nível torácico. Na seqüência, foi realizada a individualização muscular da cintura peitoral, estilopódio e zeugopódio, seguida da identificação dos músculos e, por conseguinte, retirada dos membros, para melhor observação das origens e inserções musculares. No presente estudo, em caráter observacional, foi notada postura isométrica entremeando movimentos rotativos, além de grande área de secção transversa, na maioria dos músculos extensores e estabilizadores, conferindo aos mesmos, maior força, denotando inferências funcionais e organizacionais. A partir dos resultados encontrados e, devidamente documentados, torna-se possível reconhecer e predefinir o comportamento da espécie investigada, relacionando duração, direção e dimensão dos níveis de ação. Acredita-se que a ação muscular esteja associada à necessidade da espécie, e à filogenia.

ASSUNTO(S)

anatomia jacaré do papo amarelo ossos biomecânica medicina veterinaria anatomia veterinária jacaré - anatomia anatomy broad snouted caiman bones biomechanics

Documentos Relacionados