Sistemas técnicos e sustentabilidade: desafios no perímetro irrigado de morada Nova (PIMN), Ceará. / Technical systems and sustainability: challenges in the irrigation district of New address (PIMN), Ceará.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/05/2006

RESUMO

O objetivo desta dissertação foi descrever criticamente o PIMN a partir da relação entre a sustentabilidade da orizicultura e os sistemas técnicos adotados e suas correlações com a ordenação territorial do perímetro em foco. O PIMN localiza-se no vale do rio Banabuiú, entre os Municípios de Morada Nova (70%) e Limoeiro do Norte (30%), no Estado do Ceará e é caracterizado pela atividade voltada para a rizicultura irrigada por inundação. A pesquisa realizada em fontes primárias e secundárias, e as entrevistas com informantes chaves permitiram verificar que entre os colonos do PIMN, 98% possuem financiamento em bancos, para compras de sementes e agrotóxicos; 96% contratam diaristas para ajudá-los no período da colheita do arroz; 62% tem menos de 4 anos de escolaridade; 42% não sabem o que é um negócio; 96% continuam plantando arroz, porém, 88% dependem diariamente, da venda do leite e da aposentadoria para sobreviver. Concluiu-se que, o PIMN tem desafios a serem superados, os quais podemos enumerar: (i) técnico; (ii) econômico e (iii) cultural. O perímetro continua estagnado, não tem passado por mudanças notórias e se não forem tomadas medidas rápidas e eficazes no que diz respeito à sustentabilidade econômica e aos sistemas técnicos, testemunharemos ainda mais o declínio da economia agrícola do PIMN.

ASSUNTO(S)

sustentabilidade sistemas técnicos ordenação território geografia sustainability technical systems ordination of the territory

Documentos Relacionados