Cooperativismo como alternativa para o desenvolvimento sustentável: estudo de caso nas cooperativas do perímetro irrigado de Morada Nova/Ceará. / Cooperatives as an alternative for sustainable development: a case study of cooperatives in the irrigated area of ​​Morada Nova, Ceará.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/11/2011

RESUMO

Esta pesquisa procurou investigar os parâmetros de desenvolvimento local sustentável, conforme a perspectiva de Barbosa (2008), existentes no formato cooperativista do Perímetro Irrigado de Morada Nova/CE PIMN . A fundamentação teórica foi alicerçada no desenvolvimento local, desenvolvimento sustentável, cooperativismo e sua relação com o desenvolvimento local sustentável. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa e realizou-se um estudo de caso, delimitado pelas cooperativas da região do PIMN. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação e o material textual foi analisado por meio de categorias previamente definidas por Claro e Claro (2004). Pode-se concluir, a partir da verificação de cada objetivo específico proposto na pesquisa, que os parâmetros propostos por Barbosa (2008) não estão presentes na região do PIMN. Contudo, fica evidente que a ausência desses parâmetros de sustentabilidade não se deve ao formato cooperativista em si, que de acordo com a literatura estudada e apresentada torna-se uma alternativa como caminho para a sustentabilidade local.

ASSUNTO(S)

cooperativismo desenvolvimento sustentável desenvolvimento local modelos de gestão administracao de empresas local development sustainable development cooperatives management models

Documentos Relacionados