Sistemas orgânicos de produção para a soca da cultura da cana-de-açúcar (Saccharum spp), consorciado com milho (Zea mays), feijão (Phaseolus vulgaris) e mandioca (Manihot esculenta) / Organic production systems for ratoon sugar cane culture (Saccharum spp), intercropped with corn (zea mays), bean (Phaseolus vulgaris) and cassava (Manihot esculenta)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, tendo duas regiões produtoras (centro-sul e nordeste) com safras alternadas, podendo manter sua presença no mercado mundial ao longo de todo o ano. Se por um lado as grandes usinas têm como principais produtos o açúcar e o álcool, por outro lado os pequenos produtores rurais têm encontrado na rapadura, no açúcar mascavo e na cachaça, formas de agregar valor num nicho de mercado ainda pouco explorado pelos grandes produtores da cultura. Precisamente para esses pequenos produtores, a produção de cana-de-açúcar orgânica em pequenas áreas, consorciada com outras culturas de primeira necessidade, mostra-se uma alternativa viável. Considerando-se a área total cultivada com cana-de-açúcar, aproximadamente 20% são de cultivo de cana-planta, sendo os outros 80% cultivados como soca. O objetivo geral deste projeto foi o de testar sistemas de produção orgânicos para a soca da cultura da cana-de-açúcar, utilizando a variedade RB 867515, testando diferentes consorciações, visando um sistema sustentável para os produtores de cana-de-açúcar orgânica. Foram testadas sete combinações de consórcios diferentes na cana-soca, totalizando oito tratamentos com a testemunha (T1: soqueira de cana; T2: soqueira de cana + milho; T3: soqueira de cana + feijão; T4: soqueira de cana + mandioca; T5: soqueira de cana + milho + feijão; T6: soqueira de cana + miho + mandioca; T7: soqueira de cana + feijão + mandioca; T8: soqueira de cana + milho e feijão + mandioca), nos quais v foram analisados comprimento, diâmetro, quantidade, produtividade e maturação das canas dos tratamentos, além do índice de equivalente área das culturas intercalares em seus respectivos tratamentos. Pode-se concluir a viabilidade da adoção do consórcio no sistema de produção orgânico da soca da cana-de-açúcar com milho verde, conseguindo-se boas produções em ambas as culturas.

ASSUNTO(S)

cultivo intercalado agroecologia agricultura orgânica consorciação ciencias agrarias intercropping agroecology organic agriculture

Documentos Relacionados