Simulação acústica no ambiente AcMus / Acoustic simulation using the AcMus environment

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O estudo da acústica de salas data do início do século XX e, até então, esta atividade era vista quase como uma arte e não como ciência. Foram desenvolvidas teorias, como a acústica geométrica de salas, que tornou o estudo do fenômeno acústico mais facilmente inteligível. Com o advento dos computadores digitais, os pesquisadores da área de acústica, como Asbjørn Krokstad e Manfred Robert Schroeder desenvolveram, em torno de 1960, os primeiros algoritmos para simular o comportamento do campo sonoro dentro de salas. Desde então, vários métodos de simulação acústica foram criados [QIK+08]. Nesta dissertação descrevemos uma implementação funcional do algoritmo de Traçado de Raios na linguagem Java. Explicamos em nosso trabalho os vários métodos de simulação acústica existentes nos dias de hoje e descrevemos os passos necessários para a correta implementação de um algoritmo de traçado de raios. Nossa implementação foi realizada como um módulo do sistema AcMus, uma ferramenta de software livre que reúne, em um único ambiente integrado, medição, análise e, agora, simulação acústica de salas, tornando-se o único software livre existente a integrar essas três funcionalidades em um único ambiente. O módulo de simulação foi implementado como um arcabouço orientado a objetos de forma que outros pesquisadores possam estendê-lo incluindo, com pouco esforço, novos algoritmos de simulação e novas funcionalidades.

ASSUNTO(S)

acoustics computação musical. computer music. simulação simulation acústica acmus acmus

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