Ser Tapuio É Ser Índio Misturado. Narrativas Orais, Memória E Identidade Entre Os Tapuios Do Carretão Nas Últimas Décadas (1979-2009)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente dissertação tem como proposta analisar o papel da memória como instrumento de luta no processo de reconhecimento da identidade indígena dos Tapuios do Carretão, um dos três povos indígenas do Estado de Goiás. Esse povo indígena etnicamente misturado é resultado da resistência dos povos indígenas ao processo de pacificação do século XVIII. Eles admitem ter uma ligação identitária com as quatro matrizes indígenas: Xavante, Kayapó, Xerente, Karajá - Javaé que foram confinadas no Aldeamento do Carretão. O aldeamento é uma referência para a origem do mais recente povo indígena (oficialmente reconhecido) do Estado de Goiás. Contrários ao processo de negação da identidade indígena e espoliação de suas terras, a partir da década de 1940 os Tapuios se vêem envolvidos em conflitos fundiários. Em fins da década de 1970 esse povo ressurge no cenário regional e nacional reivindicando do órgão indigenista, a FUNAI, o reconhecimento da identidade indígena e dos direitos a ela atrelados. Em meio aos conflitos gerados na relação interétnica os Tapuios criaram estratégias de enfrentamento com a sociedade envolvente e a FUNAI. As narrativas orais tapuias registradas nesse contexto se tornaram fontes fundamentais para entender como essas pessoas articularam linguagens, discursos e ações que evidenciaram suas estratégias e práticas sócio-culturais e os levaram a formulação de projetos de sociedade no mundo contemporâneo. Tal pesquisa compreende um espaço temporal que abrange as três últimas décadas, desde 1979 - data da primeira visita dos Tapuio a FUNAI - até 2009. Nessa proposta a História Oral assumiu grande relevância, na medida em que possibilita observar as ações e representações desses sujeitos na construção de suas histórias de vida. Ao optar pela análise da composição das narrativas orais colhidas no processo que visava o reconhecimento da identidade e dos direitos, afirmamos que a utilização da memória como fonte histórica foi significativa. Essa análise se ampara na historicidade desse povo indígena do estado de Goiás e na relação desses sujeitos com o tempo e o espaço territorial.

ASSUNTO(S)

memórias e identidades historia tapuios de carretão récits mémoires et identités tapuios do carretão narrativas orais

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