Sequential decision making with partially ordered preferences. / Tomada de decisão sequencial com preferências parcialmente ordenadas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Nesta tese, exploramos tomada de decisão com preferências parcialmente ordenadas: dadas duas ações, o indivíduo pode preferir uma ação a outra, julgá-las equivalentes, ou julgá-las incomparáveis. Tais preferências são originárias da incerteza sobre determinados estados do modelo de decisão e são reveladas pela imprecisão nos valores de probabilidade. Investigamos seis critérios de escolha de estratégias em problemas de decisão seqüenciais, representados por árvores de decisão e diagramas de influência, com probabilidades imprecisas: T-maximin, T-maximax, T-maximix, Dominação por Intervalos, Maximalidade e E-admissibilidade. Apresentamos novos algoritmos que geram estratégias para todos estes critérios. As principais contribuições deste trabalho estão na implementação dos algoritmos e na análise, sob o ponto de vista computacional, dos diversos critérios considerados como racionais em situações de incerteza representada por conjuntos de probabilidades.

ASSUNTO(S)

preferências parcialmente ordenadas critérios de escolha imprecise probabilities tomada de decisão incerteza probabilidades imprecisas partially ordered preferences criteria of choice uncertainty decision making

Documentos Relacionados