Sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica como subsídio para levantamentos fisionômico - estruturais em floresta tropical úmida - estudo de caso: Estação Científica Ferreira Penna, PA / Remote sensing and geographic information system to study physiognomic and structural features in tropical rainforest - case study at Estação Científica Ferreira Penna (Pará state Brazil)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1996

RESUMO

Com a recente implantação da Estação Científica Ferreira Penna localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã (Estado Pará), o Museu Paraense Emílio Goeldi deu início a uma série de estudos cujo objetivo geral é o desenvolvimento de técnicas que permitam um manejo florestal para fins de preservação da biodiversidade presente na área. Desta forma, este trabalho tem como finalidade contribuir com a definição de áreas para estudos isionômicoestruturais da vegetação da citada estação, fazendo uso de técnicas de sensoriamento remoto e de sistemas de informação geográfica. Para isto foram utilizadas imagens analógicas e digitais TM/Landsat, assim como fotografias aéreas recentes na escala de 1:20.000. Adicionalmente foi realizado um trabalho de campo no qual obtiveram-se dados sobre o meio físico e sobre a composição florística e estrutura da vegetação que foram representados através de perfis esquemáticos e na forma tabular. A imagem analógica foi utilizada para o levantamento das unidades geomorfológicas da área, enquanto a imagem digital, com a contribuição das fotos aéreas, do trabalho de campo e das estimativas de biomassa a partir de equações alométricas, foi empregada para a caracterização dos tipos de cobertura vegetal, através de técnicas de realce, segmentação e classificação implementadas no sistema SPRING. Os resultados obtidos indicam o aumento linear de contraste e a transformação por componentes principais como ferramentas de grande utilidade na discriminação dos tipos de cobertura vegetal. Assim, foram identificados: floresta de terra firme (3 sub-unidades), floresta de igapó, floresta de várzea (2 sub-unidades) e capoeiras (2 sub-unidades). Por outro lado, a integração de dados de diversas fontes através do uso de sistemas de informação geográfica permitiu a criação de uma base de dados da área, que pode contribuir no planejamento das atividades de manejo que estão programadas para esta Estação Científica.

ASSUNTO(S)

inventário florestal. key words: amazon (region) amazônia (região) caxiuanã national forest tropical rainforest floresta tropical tm/landsat 5 caxiuanã (pa) ferreira penna scientific station image segmentation estação científica ferreira penna (pa) segmentação de imagens forest inventory

Documentos Relacionados