Scientific production about depression: analysis of summaries (2004-2007) / Produção científica sobre depressão: análise de resumos (2004-2007)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A pesquisa teve como objetivo avaliar a produção científica sobre depressão no período de 2004 a 2007, com especial ênfase sobre a depressão masculina e os instrumentos utilizados para avaliá-la. Utilizando os verbetes, depressão e escalas, foram acessados os artigos indexados na base de dados Medline. Foram identificados aproximadamente 6400 resumos. Neles, foram identificados 66 instrumentos de avaliação de depressão. Para o estudo das demais variáveis, decidiu-se limitar as análises à produção relativa ao ano de 2007, devido às limitações de tempo. Dentre os 988 resumos do ano de 2007, 656 foram considerados adequados aos objetivos da investigação e foram listados pela sua ordem cronológica. Foram analisadas as seguintes variáveis: gênero da amostra estudada, país, faixa etária, idioma, tipo de instrumento utilizado para a avaliação da depressão e a natureza dos instrumentos. Os resultados mostram que o instrumento mais utilizado é a Hamilton Depression Rating Scale (HDRS). As amostras das pesquisas são prioritariamente compostas por participantes de ambos os gêneros. Os adultos foram a faixa etária mais estudada. Os Estados Unidos da América são a nação que mais artigos publicou sobre o tema. O inglês é o idioma mais utilizado. A natureza dos instrumentos para mensurar a depressão foi prioritariamente de tipo self report. Dentre os artigos, 1,2% eram de autores brasileiros e conservavam o mesmo perfil da produção mundial. Apenas 3,7% dos artigos estudaram a depressão no gênero masculino. Nenhum instrumento foi identificado para mensurar exclusivamente a depressão no gênero masculino. Foram identificados oito temas de interesse para se estudar a depressão no gênero masculino e todos eles se referiam a situações de alto estresse: biológico, social e ocupacional. Verificou-se uma considerável lacuna no estudo da depressão em indivíduos masculinos com o perfil mais freqüentemente encontrado em ambulatórios que assistem à comunidade. Conclui-se que devem ser desenvolvidos novos instrumentos para a avaliação da depressão, em que características concernentes ao gênero sejam valorizadas, pois as demandas e dinâmicas psíquicas são particulares e diferenciadas para homens e mulheres.

ASSUNTO(S)

neurociências psychology exame de neuroimagem neuroimage escalas clínicas, humor rating scales psiquiatria scales escalas psicologia humor genetics psicologia psychiatry neuroscience

Documentos Relacionados