Ricercar a 6 de Johann Sebastian Bach e a sua orquestração na fuga (Ricercata) a 6 Voci por Anton Webern : a tecnica Klangfarbenmelodie e a serialização motivico-timbrica
AUTOR(ES)
Aurea Helena de Jesus Ambiel
DATA DE PUBLICAÇÃO
2002
RESUMO
O presente trabalho tem como objeto de estudo as obras Ricercar a 6 ( do Musikalisches Opter) de J. S. Bach e a orquestração desta obra por Anton Webern que se intitula Fuga ( Ricercata ) a 6 voei. O Musikalisches Opfer ( Oterenda Musical) foi composto em 1747 e a orquestração por Webern data de 1934 - 1935. Através de uma análise comparada procura-se demonstrar quais são os procedimentos utilizados pelo compositor ao explorar os recursos técnicos do estilo contrapontístico e do orquestrador através da técnica Klangtarbenmelodie e da serialização motívicotímbrica. Estabelece-se assim uma correlação de elementos do passado barroco e do presente weberniano assegurados pelo princípio de repetição que estabelece relações coerentes entre os elementos da obra
ASSUNTO(S)
apreciação musica - analise instrumentação e orquestração
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000271597Documentos Relacionados
- Johann Sebastian Bach (1685-1750) in Medical History
- O Magnificat de Johann Sebastian Bach : uma interpretação a luz do seu significado retorico musical
- Apontamentos retórico-musicais no Largo do Concerto n.5, BWV 1056, de Johann Sebastian Bach
- Anton Bruckner, o Bach do romantismo
- Johann Ludwig Bach : o Bach de Meiningen revelado pela analise de dois de seus motetes