Apontamentos retórico-musicais no Largo do Concerto n.5, BWV 1056, de Johann Sebastian Bach
AUTOR(ES)
Lanzoni, Pablo Alberto
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-06
RESUMO
O presente artigo discute a análise retórica do Largo do Concerto n.5 em Fá menor, BWV 1056 de Johann Sebastian Bach. No primeiro momento, é apresentada uma revisão dos princípios retóricos e de como eles se transportam à música. A seguir, é proposta uma análise do movimento mencionado, partindo da discussão já exposta. O exercício analítico exemplifica como os princípios retóricos estão intimamente relacionados à música do período barroco.
ASSUNTO(S)
retórica em música análise musical j. s. bach bwv 1056
Documentos Relacionados
- O Magnificat de Johann Sebastian Bach : uma interpretação a luz do seu significado retorico musical
- Lamentationes Jeremiae Prophetae de Orlando Di Lasso: algumas figuras retórico-musicais na Lamentatio Prima Primi Diei (Feria Quinta In Coena Domini)
- Johann Sebastian Bach (1685-1750) in Medical History
- O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
- Johann Ludwig Bach : o Bach de Meiningen revelado pela analise de dois de seus motetes