Respostas fisiológicas de bovinos e bubalinos recebendo dietas com diferentes níveis de concentrado. / Physiological responses of cattle and buffaloes fed diets with different levels of concentrate.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/02/2010

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi verificar as respostas fisiológicas de bovinos e bubalinos, recebendo dietas com diferentes proporções de volumoso e concentrado. O experimento foi conduzido no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no período de fevereiro a junho de 2006. Foram utilizados quatro bubalinos e quatro bovinos, alimentados com rações contendo níveis crescentes de concentrado, com base da matéria seca (MS). Os animais foram alojados em baias individuais de piso concretado, em galpão coberto com telha de fibrocimento. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com arranjo em parcelas subdivididas, sendo a parcela composta por um arranjo fatorial 2 x 4 (duas espécies e quatro níveis de concentrado: 0, 24, 48, 72%) e na subparcela o período de avaliação. O ensaio foi analisado por turnos, manhã e tarde. O experimento teve duração de 114 dias. O ambiente foi monitorado por intermédio de um abrigo termométrico, localizado no interior do galpão. A termorregulação foi avaliada por medidas da temperatura retal (TR), frequência respiratória (FR), temperatura de pele (TP) e taxa de sudação (TSUD). Durante o período experimental, a temperatura do ar variou de 25,6 a 31,0 C, o Índice de temperatura e umidade (ITU) de 76,0 a 81,6 e o Índice de temperatura de globo e umidade (ITGU) de 77,7 a 84,8 e a Carga Térmica de Radiação (CTR) de 480,1 a 538,4. O aumento nos níveis de concentrado na dieta de bovinos e bubalinos ocasionou aumentos na TR, FR e TPL dos animais, entretanto, esses valores se mantiveram dentro da faixa fisiológica normal.

ASSUNTO(S)

bubalino bovino termorregulação níveis de concentrado parâmetros fisiológicos ruminantes zootecnia ruminants physiologic parameters thermoregulation levels of concentrate

Documentos Relacionados