Responsabilidade social e desempenho financeiro das empresas: um estudo empírico utilizando o balanço social padrão IBASE / Social responsibility and financial performance of the companies: an empirical study using IBASE social accounting report (IBASE - Brazilian Institute of Social and Economic Analyses)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Existe uma polêmica sobre qual deve ser o papel social das empresas. De um lado, considera-se que a responsabilidade de seus gestores é maximizar os resultados em favor de seus acionistas e proprietários e, de outro, que a ação social empreendida pelas empresas traz benefícios à sociedade e também a seus stakeholders. Além disso, alguns autores admitem, inclusive, que não basta seguir as leis e pagar os impostos, mas também ter atitudes éticas e filantrópicas. Essa dissertação é um estudo empírico, de caráter exploratório, que objetiva identificar a existência de relações significativas entre o desempenho financeiro das empresas e o seu nível de investimento em ações de responsabilidade social. A pesquisa envolveu a análise de uma amostra de 897 balanços sociais publicados pelo IBASE no período de 2000 a 2004, por 298 empresas de diversos portes, nacionais e multinacionais, que atuavam no Brasil. Estudos científicos que buscam identificar relacionamentos entre ação social empresarial e seu impacto sobre o desempenho financeiro têm procurado responder, mas ainda não encontraram uma resposta definitiva para essa questão. Algumas dessas pesquisas foram abordadas na revisão bibliográfica demonstrando que o tema ainda carece de mais investigação. O presente estudo avaliou esse relacionamento sob várias condições: influência da situação financeira de lucro ou prejuízo das empresas, setor de atuação, seu porte e a conjuntura econômica e social em que elas operaram, refletida no ano de publicação de seu balanço social. O resultado da análise encontrou significância estatística que confirmou algumas das pesquisas científicas publicadas e também apresentou resultados que responderam questões em aberto de outras pesquisas sobre o mesmo tema. Portanto, apesar da dificuldade natural de percepção integrada dos resultados dos 68 modelos matemáticos envolvidos no estudo, as conclusões são uma oportuna contribuição científica ao tema.

ASSUNTO(S)

statistical analysis análise multivariada balanço social multivariate analysis social responsibility responsabilidade social social accounting análise estatística

Documentos Relacionados