Repressão e transgressão: elementos de construção de Vestido de noiva (Dissertação em três atos) / Represión y transgresión : elementos de construción de Vestido de noiva (Dissertación en tres actos)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho dissertativo trata dos aspectos referentes à personagem no teatro rodriguiano, tendo como objeto de estudo o texto dramático Vestido de noiva. A peça estreou no cenário histórico-social de 1943, e com ela uma nova fase na dramaturgia brasileira, o teatro moderno brasileiro. O estudo evidencia como as categorias da repressão e da transgressão atuaram no trabalho de criação por meio da seleção e organização dos caracteres que colocam a personagem Alaíde como representante do ser humano com a liberdade cerceada por rígidos valores que ditam o comportamento em sociedade. Busca-se o significado de tais categorias no pensamento de Michel Foucault, expresso em História da sexualidade Vol. I A vontade de saber (1993), sob uma óptica social.

ASSUNTO(S)

transgressão nelson rodrigues represión nelson rodrigues literatura brasileira literatura dramática transgresión personaje personagem repressão literatura dramática

Documentos Relacionados