Representações Identitárias de Consumidores em Publicidade de Cerveja na TV (um estudo de caso das marcas Antarctica, Brahma e Skol)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/07/2011

RESUMO

Esta Dissertação parte de três pressupostos: da centralidade alcançada pela mídia, especialmente pela televisão, como fornecedora de modelos identitários aos sujeitos contemporâneos; das significações sociais do consumo; e da publicidade enquanto mediadora deste com a esfera da produção. Em foco está o mercado de cerveja. O objetivo geral é analisar as representações identitárias construídas na e pela comunicação publicitária das marcas de cerveja líderes em participação no mercado nacional, Skol, Brahma e Antarctica, todas de propriedade da AmBev. Juntas, estas marcas concentram mais de 70% das vendas no mercado interno. Estas representações foram estudadas a partir da identificação das estratégias criativas e discursivas presentes na comunicação publicitária de cada marca; parte-se do posicionamento imagem que se deseja projetar para o consumidor expresso em cada campanha. Posteriormente busca-se depreender, da série de atributos tangíveis e, principalmente, intangíveis, vinculados à marca, as possíveis conformações identitárias edificadas para o seu consumidor pelo discurso publicitário. As campanhas escolhidas foram Boa, só se for Antarctica, Brahmeiros e Tá na roda? Tá redondo!, cujos comerciais foram veiculados, em TV aberta, entre os anos de 2006 e 2009. No total, vinte e oito peças são analisadas utilizando princípios semióticos e de contextualização histórica. Reunindo um breve estudo de signos e aquele relativo ao campo social em que a marca está inserida, as análises se empenham em oferecer explicações que tornem mais clara a maneira (ou maneiras) pelas quais a publicidade constrói protótipos identitários para os sujeitos ditos hipermodernos. Os resultados permitem verificar que as marcas buscam investir-se de uma identidade agregadora dos valores mais caros ao seu consumidor para, posteriormente, pelo discurso da comunicação publicitária, devolvê-las transformadas, melhoradas, pelo vínculo ao consumo do produto. Inserido nas práticas sociais predominantemente associadas ao prazer e ao lazer, o produto/marca age enquanto sinalizador identitário social do consumidor que declara, silenciosamente, quem é, graças ao que consome.

ASSUNTO(S)

identidades cerveja marcas televisão publicidade identity beer brands television advertisement comunicacao

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