REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA REVISTA CLAUDIA DOS ANOS 1980 : SENTIDO DO TEXTO E O TEXTO SENTIDO

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho tem como foco examinar as representações femininas na revista Claudia, no contexto da década de 1980. Essa revista teve forte repercussão no imaginário feminino da época, com uma tiragem que alcançou 400 mil exemplares (Pesquisa Revistas Femininas do Grupo Abril, 1985. Mudanças de mentalidade e necessidades), graças à imagem de mulher moderna, emancipada e bem informada que ajudou a construir e legitimar. A década é favorável, pois constitui um período de consolidação dos movimentos sociais e políticos do final dos anos 60, de que participaram ativamente muitas mulheres, com reivindicações também específicas para o gênero, além de uma decisiva inserção da mesma no mercado de trabalho brasileiro. Claudia assumiu para si, num processo de metaforização feminina, expresso no próprio nome de mulher, o papel de informadora, mediadora e guia daquela que atravessa as mudanças da década, revelando um papel ambíguo que se pretendeu aqui examinar. A análise recobre, do ponto de vista histórico e cultural, os anos 1980 do século XX, e se detém, para efeito de uma exemplificação mais detalhada, na abordagem de três exemplares, do início, meio e final do período recoberto pelo estudo. O que se evidenciou importante nesse processo foi o valor adquirido pela roupa, enquanto tendência de moda, como forma adequada de revestir e exprimir os diferentes papéis femininos convocados pela conjuntura sociocultural, chegando a tornar-se um tema englobante que subsume outros assuntos recorrentes, como a família, o trabalho e o comportamento social. Por isso, a discussão da mulher e da revista, ou da mulher na revista, cruza-se necessariamente no presente estudo com o da moda. Do ponto de vista teórico, o trabalho fundamenta-se em autores de diferentes enfoques sobre o contexto social e cultural, a sua inserção no quadro dos fenômenos nacionais e internacionais, a trajetória feminina e seu papel nessa estrutura. Revelaram-se, assim, fundamentais os textos e as obras de Mary Del Priori, Everardo Rocha, Dulcília Buitoni, Jose Salvador Faro, Michael Solomon. Para a análise, autores que têm empreendido estudos de imagens, e de suas articulações com o verbal, constituíram o esteio das reflexões: Roland Barthes (1979, 1984, 1997, 2005), Gilles Lipovetski (1979, 1984, 1997, 2005), Eric Landowski (1992, 1999, 2002, 2004) e João Freire Filho. Os resultados da análise indicaram que o contexto social do período contribuiu para a diversidade de temas tratados pela revista, que situou estrategicamente em uma região fronteiriça a informação jornalística e o discurso normativo, com base no princípio de que o modo de vestir-se é indicador de um modo de ser que define o conceito de modernidade, da mulher adaptada aos novos tempos

ASSUNTO(S)

claudia fashion garments the 1980s magazines feminine representation claudia revistas anos 1980 representação feminina comunicacao vestuário de moda

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