Relações de von Martius com imagens naturalisticas e artisticas do seculo XIX
AUTOR(ES)
Heitor de Assis Junior
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
Esta dissertação é um estudo iconográfico do primeiro volume da monumental obra de Von Martius, Flora Brasiliensis, descrevendo as Tabulae Phisiognomicae Brasiliae. Trata-se de pranchas litografadas que retratam as paisagens dos nossos diferentes ecossistemas e que têm legado às gerações documentação histórica de nossas regiões fitogeográficas. Em destaque, a origem das diferentes ilustrações a partir de obras artistas como Thomas Ender, Benjamin Mary e Johan Jacob Steinmann e do fotógrafo Leuzinger. Mostra a evolução dos sistemas de classificação que foram utilizados como modelos de observação e sua evolução para sistemas mais modernos que se desenvolvem durante a elaboração da Flora Brasiliensis e influenciam sua organização. Discorre ainda, sobre a inserção de Von Martius num panorama cultural e científico internacional e seu relacionamento com a cultura, política e construção histórica brasileiras.
ASSUNTO(S)
paisagens pintura paisagistica escritos de viajantes taxonomia vegetal natureza arte
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000316130Documentos Relacionados
- Imagens do longo século XIX
- Crianças negras nas imagens, imagens de crianças negras: infância e raça na iconografia do século XIX
- Imagens do século XIX na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil
- A DINÂMICA DAS RELAÇÕES NO NORTE DE MOÇAMBIQUE NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
- Medo, honra e marginalidade: imagens de Jacob Patacho na história e literatura do século XIX