Reestruturação Socioespacial do Ceará: os desdobramentos da modernização da agricultura no território do Perímetro Irrigado Baixo Acaraú.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/03/2010

RESUMO

A pesquisa tem por objetivo analisar e discutir o atual processo de modernização da agricultura cearense, tendo como recorte espacial o Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, localizado entre os Municípios de Acaraú, Bela Cruz e Marco (CE). Porção territorial com povoamento e formação histórica e econômica fortemente ligada ao rio Acaraú, é aí que se instala a atividade do agronegócio. Sua implantação responde aos interesses de uma política pública voltada ao mercado empresarial da fruticultura, com base nas inovações técnicas, científicas e informacionais, em intensa expansão no espaço nacional e mundial. Para o desenvolvimento da pesquisa, partiu-se da elaboração de uma matriz metodológica, no intuito de auxiliar nos procedimentos realizados, tais como o levantamento bibliográfico e documental, associados aos trabalhos de campo. O referencial teórico é composto por obras pertinentes à temática estudada, primordiais para o entendimento das relações sociais ocorrentes no campo, com base na modernização da agricultura, alterando o território e reestruturando o espaço geográfico. Durante esse processo, a análise de documentos também foi essencial. Dentre os mais importantes estão: os planos de governo do Ceará, desde a década de 1960 ao Governo atual; os arquivos jornalísticos que muito contribuíram na investigação, demonstrando a entrada do capital internacional, apontando irregularidades políticas e econômicas, além de revelarem como a ideologia é capaz de alterar as relações sociais e o espaço geográfico. Ainda compondo o banco de dados documentais, estão os autos da ação de desapropriação e o levantamento fundiário para as áreas afetadas pelo projeto de irrigação. Os trabalhos de campo proporcionaram a aproximação com o cotidiano no perímetro irrigado, bem como em suas áreas ao entorno, resultando, dessas visitas, vídeos-documentários, registros fotográficos e entrevistas. O que de fato o perímetro irrigado viera representar foi a entrada da terra do negócio em terras do trabalho (MARTINS, 1991), composta, na sua grande parte, por agricultores familiares camponeses, os maiores atingidos desse processo, desde a desapropriação, até os dias atuais, como nos demonstram os conflitos existentes no projeto de irrigação. Ante todas essas alterações no espaço geográfico promovidas pelo agronegócio do Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, a presença evidente desses agricultores familiares camponeses e povos indígenas, como os tremembés da aldeia Queimadas, em Acaraú, demonstram, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas e contradições inerentes, que nem mesmo o modo de produção capitalista é capaz de destruir completamente a história que dá vida aos lugares, testemunhando a resistência e florescendo, dessa forma, a esperança de que a transformação é possível.

ASSUNTO(S)

reestruturação socioespacial do ceará políticas públicas de irrigação modernização da agricultura território geografia réorganisation socioespacial du ceará territoire

Documentos Relacionados